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dc.contributor.advisorReis, Felipe José Jandre dos
dc.date.accessioned2024-08-21T18:23:24Z
dc.date.available2024-08-21T18:23:24Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationMARTINS, Marcella Nobre. Avaliação de um instrumento on-line para educação em dor por profissionais de saúde e pacientes com dor musculoesquelética. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/980
dc.description.abstractIntrodução: As intervenções educativas via Internet apresentam potencial para facilitar o acesso a informações adequadas para as pessoas com dor. Objetivos: O objetivo do estudo foi avaliar a opinião de profissionais de saúde e a percepção da compreensão da dor e a modificação de comportamento de pacientes com dor musculoesquelética relacionadas ao instrumento on-line Caminho da Recuperação. Métodos: Participaram do estudo profissionais de saúde e pacientes com dor musculoesquelética selecionados pela Internet. O questionário dos profissionais de saúde teve como objetivo coletar os dados profissionais, a opinião sobre a avaliação do site, incluindo as questões referentes à apresentação da ferramenta e o conteúdo das informações, sendo dividido em duas partes, onde a primeira foi constituída por seis questões referentes ao exercício profissional e a segunda parte constituída por 16 perguntas a fim de avaliar a qualidade do conteúdo do instrumento considerando os conceitos da educação em dor com base em neurociência, como: a qualidade do portal, conteúdo e qualidade das informações fornecidas, contato com os autores, na qual foram avaliados utilizando uma escala Likert. O questionário aplicado para as pessoas com dor teve como objetivo caracterizar a dor e verificar a percepção de quanto a intervenção on-line contribuiu para a compreensão da dor, automanejo dos sintomas e modificação de comportamento. A primeira seção é destinada às questões relacionadas à caracterização da dor, como o tempo de duração, localização, intensidade e questões referente a fatores emocionais, cognitivos e de estilo de vida. A segunda, às questões relacionadas a percepção da influência do “Caminho da Recuperação” no enfrentamento da dor e dos fatores emocionais e comportamentais associados. O instrumento foi composto por um total de 23 questões. As pessoas com dor utilizaram uma escala de 11 pontos, sendo que quanto maior o valor, maior a percepção que o instrumento contribuiu nesses aspectos. Os dados foram apresentados por meio da análise descritiva. Resultados: Participaram 81 profissionais de saúde e 170 pessoas com dor. Para os profissionais de saúde, a maior parte dos itens foi avaliada como excelente e nenhum dos itens foi considerado pobre. Para as pessoas com dor musculoesquelética, a percepção do entendimento sobre a dor apresentou o maior valor médio (6,7/10) e o retorno para a atividade física o menor valor médio (5,2/10). Conclusão: O instrumento on-line foi avaliado como excelente por profissionais de saúde em todos os itens. Para os pacientes, o instrumento contribuiu para o entendimento, o comportamento e a mudança dos pensamentos negativos relacionados à dor. No entanto, os itens relacionados ao retorno à atividade diária, aos exercícios e melhora dos relacionamentos apresentaram menor pontuação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectDorpt_BR
dc.subjectDor crônicapt_BR
dc.subjectEducação de pacientespt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectIntervenção remotapt_BR
dc.titleAvaliação de um instrumento on-line para educação em dor por profissionais de saúde e pacientes com dor musculoesquelética.pt_BR
dc.contributor.authorMartins, Marcella Nobre
dc.typeTCCpt_BR


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