Relato de experiência de uma estagiária em Terapia Ocupacional no grupo educativo para prevenção do linfedema secundário ao câncer de mama
Abstract
O linfedema secundário ao câncer de mama é uma condição de saúde irreversível que acomete mulheres em tratamento do câncer de mama. Compromete o braço homolateral ao tratamento, que teve os linfonodos axilares comprometidos ou dissecados. Os sintomas presentes nessa condição incluem dor, inchaço, redução da amplitude de movimento do ombro, da força muscular e da função motora. Além dos impactos físicos citados, as mulheres com linfedema podem apresentar prejuízos emocionais, psicológicos, sociais e ocupacionais. Tudo isso interfere diretamente no desempenho das atividades. Alguns fatores como traumas, lesões e inatividade do braço são considerados riscos para o desenvolvimento do linfedema. Apesar de não existir prevenção primária para essa condição, existe ações promotoras de conscientização e cuidado com o braço, que contribuem na redução da exposição aos riscos. O cuidado e a conscientização em saúde, assim como a autonomia e emancipação do sujeito podem ser desenvolvidos por meio da educação em saúde. Os grupos educativos, por meio de suas ferramentas facilitadoras são considerados importantes aliados nesse processo. Este estudo trata-se de um relato de experiência, de estágio em Terapia Ocupacional em um projeto intitulado “Projeto de Extensão em Telessaude”. O estágio ocorreu de forma remota devido a pandemia da COVID-19 e adotou a teleducação como ferramenta. Aconteceu por meio de um grupo educativo e utilizou para os encontros a plataforma Google Meet. O público-alvo foram mulheres em tratamento do câncer de mama residentes no estado do Rio de Janeiro. As reuniões aconteceram uma vez por semana e seguia um cronograma para abordagem dos temas. É relatado nesse estudo algumas das muitas vivências e aprendizados adquiridos nesse estágio. Assim como determinados desafios, questionamentos e observações experimentados durante todo o processo. As conquistas como graduanda e a contribuição de tudo isso na formação como terapeuta ocupacional também foram expostos. Além disso, foi compartilhado ao longo do trabalho as reflexões acerca da importância da prática da Terapia Ocupacional em um grupo educativo.