Satisfação dos usuários com os dispositivos assistivos de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção nas oficinas ortopédicas do Sistema Ùnico de Saúde (SUS) no Estado do Rio de Janeiro
Resumo
Contextualização: A satisfação dos usuários com o uso de dispositivos assistivos do tipo Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para o sucesso das estratégias de Tecnologia Assistiva. Objetivo: caracterizar a satisfação dos usuários de OPM nas Oficinas Ortopédicas habilitadas pelo SUS. Metodologia: estudo observacional transversal em todas as Oficinas Ortopédicas da Unidade Federativa do Rio de Janeiro (n=4), com usuários que faziam uso de um ou mais dispositivos OPM. A coleta foi realizada com o instrumento adaptado da tradução brasileira do QUEST 2.0, o B-Quest. Resultados: participaram do estudo oitenta usuários de OPM. A condição de saúde mais prevalente na amostra foi à amputação. Os meios auxiliares de locomoção foram os dispositivos assistivos mais utilizados. 50,9% dos usuários estavam totalmente satisfeitos com seu dispositivo assistivos. Os maiores índices de satisfação com a OPM foram para os desfechos de serviços profissionais (70%), seguido de serviços de acompanhamento (68,8%) e Eficácia do equipamento (61,3%). Os desfechos de segurança, durabilidade e conforto, foram os itens apontados como os mais relevantes para as pessoas que utilizam OPM na amostra. Conclusão: O estudo permitiu a avaliação da qualidade da oferta de OPM e dos serviços associados a este. Os desfechos reparo e assistência técnica, processo de entrega e durabilidade, que ocupam os piores índices de satisfação apresentam potencial para a contribuição de estratégias custo-efetivas que visem aumentar os níveis de satisfação dos usuários, e os demais achados podem fomentar investigações futuras e auxiliar pesquisadores da área, bem como contribuir na melhora da assistência prestada pelas oficinas ortopédicas aos usuários de OPM.