Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Maria Aparecida Gomes
dc.date.accessioned2024-07-09T19:42:43Z
dc.date.available2024-07-09T19:42:43Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationCUNHA, Débora Jaqueline Brolo da. Robótica educacional e metodologias ativas para uma educação democrática e inclusão tecnológica na educação. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/894
dc.description.abstractO interesse por essa pesquisa surgiu a partir de uma reflexão sobre a dificuldade de inclusão das tecnologias digitais em algumas escolas, ocasionando, por consequência, desigualdade e o distanciamento dos objetivos democráticos da educação. Esse trabalho é uma pesquisa bibliográfica que busca discutir possibilidades de respostas para essa situação. Uma opção válida que surge para preencher boa parte das dificuldades que levam a essa realidade é a Robótica Educacional que se apresentou como um interessante instrumento para a inclusão social, além de promoção de reflexões críticas acerca do descarte das tecnologias gastas e obsoletas. Apresentamos a Robótica Educacional, a partir da perspectiva das Metodologias Ativas, como uma resposta promissora, democrática e acessível, possivelmente a grande maioria de contextos educacionais públicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectInclusão digital – Educaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.titleRobótica educacional e metodologias ativas para uma educação democrática e inclusão tecnológica na educaçãopt_BR
dc.contributor.authorCunha, Débora Jaqueline Brolo da
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples