Análise de obras civis na faixa de praia afetadas pela influência do ambiente na estrutura de concreto armado: o caso da Prainha em Arraial do Cabo, RJ
Abstract
Arraial do Cabo é um município litorâneo, cercado por belas praias banhadas pelo
Oceano Atlântico, o que lhe confere a denominação de península. Anteriormente era
uma colônia de pescadores, sendo esta a principal atividade há poucas décadas.
Hodiernamente é um município popular devido as suas belezas naturais que atraem
todo o ano turistas em buscas de praias e lazer voltadas a estas, como passeios de
barcos, buggy, mergulho e trilhas, tornando-se hoje a principal atividade econômica e
renda da maioria dos munícipes, motivando cada vez mais o seu crescimento urbano.
As cidades litorâneas estão frequentemente expostas à maresia, uma névoa fina de
água salgada que podem ser transportadas a quilômetros de distância através do
vento. Por ser altamente corrosiva, a maresia afeta as ferragens de edificações civis,
principalmente as que estão mais próximas ao mar. Este trabalho tem por finalidade
apresentar as principais manifestações patológicas em edificações de concreto
armado alocadas na faixa de praia da Prainha, Arraial do Cabo – RJ. A metodologia
consistiu em registros e análises das manifestações patológicas encontradas nas
edificações de concreto armado à beira mar e breve abordagem de legislações que
trazem temas relacionados ao Zoneamento Urbano das áreas propícias a construções
no Município de Arraial do Cabo – RJ. Os resultados obtidos foram manifestações
patológicas diversas encontradas nas fachadas das edificações, que tinham a
presença de vegetação parasitária, bolor, eflorescência e estalactites, fissuras,
trincas, rachaduras, fendas, corrosão de armadura, ninhos de concretagem,
desplacamento de revestimento e desprendimento da camada de tinta. Conclui-se que
a maresia é um forte agente degradante nas estruturas de concreto armado. Devido
a proximidade das edificações com o mar e a ação frequente de ventos do município,
o efeito se torna potencializado fazendo com que materiais que compõem a edificação
venham a sofrer uma perda de resistência mais brevemente que as edificações que
se encontram em locais mais afastados do Litoral.