dc.contributor.advisor | Lima, Suéle Maria | |
dc.date.accessioned | 2024-06-12T15:55:33Z | |
dc.date.available | 2024-06-12T15:55:33Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | PIMENTEL, Ana Carolina Reis Cavalcanti. A era selfie: autorretratos e a sua relação em megaexposições de arte. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/873 | |
dc.description.abstract | O fenômeno das selfies ganha destaque dentro do contexto da sociedade
atual, caracterizado pelo ritmo acelerado, constantes transformações
tecnológicas, liquidez e efemeridade, e pode ser definido como a prática de
produzir autorretratos através das câmeras de dispositivos móveis, como
smartphones e de disseminálos posteriormente na internet, mais
especificamente nas redes sociais. A metodologia do trabalho foi baseada em
revisão bibliográfica de artigos, livros e trabalhos acadêmicos e tem como
objetivo investigar as origens e relações do fenômeno social, comunicacional e
cultural das selfies, assim como sua repercussão no modo de consumo das
megaexposições de arte e a forma com que as instituições lidam com essa
prática, em particular, o CCBB Rio de Janeiro. O trabalho consiste em uma
análise minuciosa do fenômeno das selfies praticado no dia a dia e
transportado aos espaços de exposição, tanto como forma de consumo quanto
como estratégia de aproximação do público. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
dc.subject | Research Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREAS | pt_BR |
dc.subject | Fotografia; selfies; consumo; cultura; megaexposições. | pt_BR |
dc.title | A era selfie: autorretratos e a sua relação em megaexposições de arte. | pt_BR |
dc.contributor.author | Pimentel, Ana Carolina Reis Cavalcanti | |
dc.type | TCC | pt_BR |