dc.contributor.advisor | Graça, Marcelle C. Queiroz | |
dc.date.accessioned | 2024-06-06T14:02:34Z | |
dc.date.available | 2024-06-06T14:02:34Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | KLOTZ, Raphaela Rodrigues. Esporte como ferramenta de inclusão social para pessoas com deficiência: uma revisão integrativa da literatura. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/858 | |
dc.description.abstract | As pessoas com deficiências encontram dificuldades em terem uma
participação ativa na sociedade, não só por conta das barreiras
arquitetônicas, mas também pela falta de oportunidade e incentivo que o
próprio meio social oferta. O objetivo dessa revisão integrativa de literatura
foi analisar a importância das práticas esportivas como estratégia de
inclusão social. Para tanto, foi realizada uma busca de artigos, dos últimos
10 anos, em diversas bases de dados (Medline, BVS, Scorpus, etc). O
principal resultado desse trabalho foi observar como a inclusão social
através do esporte adaptado pode ser significativa em relação à
participação social das diversas pessoas com deficiência. Além disso, essa
prática promove saúde física, psicológica e afetiva, ou seja, gera qualidade
de vida. Este trabalho evidenciou que o esporte adaptado quebra barreiras
sociais e os atletas deixam de ser estigmatizados negativamente e, passam
a ser vistos pelo seu desempenho, capacidade, tornam-se participativos e
se sentem de fato cidadãos. Ademais, visa à importância de novas
pesquisas como essa população. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS REALENGO | pt_BR |
dc.subject | Esporte adaptado; inclusão social; pessoas com deficiência. | pt_BR |
dc.title | Esporte como ferramenta de inclusão social para pessoas com deficiência: uma revisão integrativa da literatura. | pt_BR |
dc.contributor.author | Klotz, Raphaela Rodrigues | |
dc.type | TCC | pt_BR |