Mapeamento sistemático sobre o uso da dança em intervenções da terapita ocupacional no contexto paradesportivo.
Resumen
A dança tem se mostrado um recurso valioso para a promoção da saúde e
melhora da sensação de bem-estar físico e mental de indivíduos, mas pouco se
sabe sobre seus efeitos na performance funcional do atleta paradesportivo quando
envolve abordagens específicas da Terapia Ocupacional. O objetivo geral deste
estudo foi fornecer um panorama das evidências sobre a dança como recurso
terapêutico ocupacional utilizada em intervenções do terapeuta ocupacional no
contexto paradesportivo. E, especificamente, apresentar as contribuições da dança
terapêutica na melhora da performance funcional e atlética do atleta paradesportivo.
O método utilizado foi o mapeamento sistemático da literatura para levantamento
das produções da terapia ocupacional e identificação de estudos que tratavam o
tema dança e paradesporto, disponíveis nas bases de dados indexadas no banco
de dados da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) do Portal de Periódicos da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Resultados: De um total de 64 artigos encontrados, 3 publicados no idioma
português e 61 no idioma inglês, não foi encontrada nenhuma produção abordando
a intervenção da Terapia Ocupacional e o uso da dança como recurso terapêutico
ocupacional aplicado ao esporte. Conclusão: O mapeamento sistemático apontou
uma importante lacuna no conhecimento e revelou que o panorama de produções
científicas da terapia ocupacional, no contexto do paradesporto, ainda são
incipientes. A ausência de estudos impossibilitou apresentar as possíveis
contribuições da dança para a performance atlética e funcional do atleta
paradesportivo. Recomendamos novas pesquisas sobre o uso da dança no
paradesporto envolvendo as abordagens clínicas do terapeuta ocupacional. Os
métodos de avaliação devem ser considerados juntamente com os resultados da
intervenção, a fim de melhor evidenciar as contribuições deste recurso e preencher
a lacuna do conhecimento científico.