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dc.contributor.advisorSilva, Eduardo Rodrigues da
dc.date.accessioned2024-05-16T17:32:24Z
dc.date.available2024-05-16T17:32:24Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationMendonça, Tayanne da Costa. Cosméticos orgânicos: análise mercadológica e ambiental. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/823
dc.description.abstractIntrodução: Com o aumento na procura por um “padrão de beleza” estabelecido pela sociedade, aconteceu uma maior busca por produtos destinados a esse setor. Tanto mulheres como homens acabaram se introduzindo cada vez mais ao mundo dos cosméticos, assim fazendo com que os estudos estivessem crescendo na mesma proporção. Porém, boa parte dos cosméticos pode ser prejudicial à saúde do ser humano e ao meio ambiente. Com o aumento do consumo verde por parte da população, começam a serem introduzidos ao mercado os cosméticos orgânicos, de forma que prioriza tanto a saúde das pessoas que fazem a utilização como com um menor impacto para o ecossistema. Objetivo: Realizar uma revisão que busca relatar as melhorias no mercado dos cosméticos orgânicos no decorrer dos anos, discutindo importância desses produtos tanto para o consumidor como para o meio ambiente. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde foram realizadas pesquisas em guias, monografias, trabalhos acadêmicos e consultas em portais/bases de dados oficiais. Discussão: Os cosméticos são preparações com insumos sintéticos ou naturais que podem ser utilizados topicamente. A história dos cosméticos começou há 30.000 anos, porém foi durante o século XX que aconteceu uma grande evolução na qualidade dos produtos e assim começaram a ganhar espaço no mercado. Em um mercado de grande competitividade a visão atual das empresas não está somente na melhoria dos produtos. O foco também está na questão e na preocupação com o ambiente e os impactos negativos que esse produto pode gerar na vida do ser humano. Visto isso, surgiram os produtos naturais e orgânicos que têm como objetivo o cuidado com a saúde do ser humano, a conservação da natureza e dos animais, além da melhora do ecossistema. Para as empresas conseguirem sua certificação no ramo dos orgânicos passam por etapas especiais. O mercado de cosméticos orgânicos, aos poucos, vem sofrendo um grande aumento, tanto no Brasil, como no mundo, porém ainda podem ser observados alguns fatores que prejudicam essa aceitação por parte do consumidor. Conclusão: Os cosméticos orgânicos são considerados uma forma consciente e de suma importância para a preservação do meio ambiente, assim garantindo uma melhor qualidade de vida para o consumidor. O mercado está cada vez mais valorizado e procurando sempre evolução na área com um grande crescimento com o passar dos anos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectCosméticos orgânicos; cosméticos naturais; mercado cosmético; meio ambiente.pt_BR
dc.titleCosméticos orgânicos: análise mercadológica e ambiental.pt_BR
dc.contributor.authorMendonça, Tayanne da Costa
dc.typeTCCpt_BR


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