A percepção de docentes e discentes do curso de fisioterapia do IFRJ – campus Realengo sobre a importância do estudo da sexualidade na formação acadêmica do fisioterapeuta.
Abstract
A sexualidade é um aspecto inerente a todo ser humano, sendo constituída por diversos fatores que vão para além do ato sexual e, portanto, deve ser compreendida e abordada por profissionais de saúde, inclusive fisioterapeutas. No entanto, essa temática vem sendo pouca abordada no percurso acadêmico de cursos de graduação na área da saúde em geral. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção de discentes e docentes do curso de Fisioterapia do IFRJ-Realengo sobre a importância do estudo da sexualidade humana durante o processo de formação acadêmica. Essa pesquisa tratou-se de um estudo descritivo e transversal de abordagem quali-quantitativa, realizado com discentes e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Realengo. O quantitativo de participantes foi constituído por 20 discentes com idade média de 25,5 anos (DP= 7,0) e 10 docentes com idade média de 43,3 anos (DP= 6,8), sendo que 70% dos discentes encontravam-se cursando o 10º período e 30% o 9º período. Dentre os 20 discentes, 85% apontaram que a sexualidade foi abordada nas disciplinas cursadas, porém sua abordagem ocorreu com ênfase na dimensão biológica seguida da dimensão psicológica. Dentre os 10 docentes, 70% afirmaram que não se sentem preparados para abordar a temática, indicando que, apesar da insegurança dos docentes, a temática foi abordada durante o percurso formativo. Contudo, 75% dos discentes afirmaram que consideram não ter conhecimento suficiente acerca da sexualidade para se sentirem seguros para abordar o assunto durante um atendimento. 95% dos discentes e 100% dos docentes apontaram que consideram importante a abordagem da sexualidade durante a formação acadêmica em Fisioterapia e que a mesma pode interferir nas práticas de estágio e profissional. Foi possível constatar que, segundo os discentes, a temática foi abordada principalmente nas dimensões biológica e psicológica, de forma que não foi discutida através de seu conceito amplo durante o percurso formativo. Ainda assim, discentes e docentes percebem a importância de sua compreensão no campo prático visando a oferta do cuidado integral.