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Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências
dc.date.accessioned | 2024-04-26T18:12:49Z | |
dc.date.available | 2024-04-26T18:12:49Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | FRAGA, V. M. Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/786 | |
dc.description.abstract | As metodologias ativas permitem ao aluno desenvolver autonomia e protagonismo na construção de seu conhecimento. Para que a aprendizagem ocorra, é essencial estar motivado e engajado. A gamificação, caracterizada pela inserção de elementos de jogos em outros contextos, se destaca como metodologia ativa focada no desenvolvimento da motivação e do engajamento de estudantes. Nessa linha, como estratégias de ensino gamificadas voltadas ao ensino de ciências potencializam a prática docente e favorecem o desenvolvimento da motivação e do engajamento de estudantes? A busca por resposta a essa pergunta, gerou resultados discutidos em quatro artigos, um apresentando a Tabela Estrutural de Desenvolvimento de Estratégias de Gamificação (TEDEG) como recurso didático-pedagógico; e os outros três, as estratégias de ensino gamificadas desenvolvidas – Mercado, aplicada ao processo avaliativo; Super Colheita, aplicada ao processo didático; Árvore de Habilidades, aplicada tanto ao processo didático como ao avaliativo. Tendo em vista as ramificações e conexões da pesquisa, optou-se por estruturar essa tese em formado de encarte de artigos. A TEDEG e as estratégias são artefatos que compõem o produto educacional da tese, um e-book intitulado “Gamificação: estratégias para o ensino de ciências” voltado a professores. Esse produto foi validado por pareceristas, especialistas em metodologias ativas, que o consideraram uma inovação pedagógica para auxiliar professores em seu processo de formação permanente, destacando a relevância, aplicabilidade e linguagem do e-book, bem como a possibilidade de adaptação, conferindo seu caráter de replicabilidade. Os resultados permitem afirmar que as estratégias de ensino gamificadas desenvolvidas com a TEDEG promovem motivação e engajamento dos estudantes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Motivação (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências | pt_BR |
dc.contributor.author | Fraga, Vinicius Munhoz | pt_BR |
dc.contributor.author | ||
dc.type | Tese | pt_BR |