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dc.date.accessioned2024-04-26T18:12:49Z
dc.date.available2024-04-26T18:12:49Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationFRAGA, V. M. Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/786
dc.description.abstractAs metodologias ativas permitem ao aluno desenvolver autonomia e protagonismo na construção de seu conhecimento. Para que a aprendizagem ocorra, é essencial estar motivado e engajado. A gamificação, caracterizada pela inserção de elementos de jogos em outros contextos, se destaca como metodologia ativa focada no desenvolvimento da motivação e do engajamento de estudantes. Nessa linha, como estratégias de ensino gamificadas voltadas ao ensino de ciências potencializam a prática docente e favorecem o desenvolvimento da motivação e do engajamento de estudantes? A busca por resposta a essa pergunta, gerou resultados discutidos em quatro artigos, um apresentando a Tabela Estrutural de Desenvolvimento de Estratégias de Gamificação (TEDEG) como recurso didático-pedagógico; e os outros três, as estratégias de ensino gamificadas desenvolvidas – Mercado, aplicada ao processo avaliativo; Super Colheita, aplicada ao processo didático; Árvore de Habilidades, aplicada tanto ao processo didático como ao avaliativo. Tendo em vista as ramificações e conexões da pesquisa, optou-se por estruturar essa tese em formado de encarte de artigos. A TEDEG e as estratégias são artefatos que compõem o produto educacional da tese, um e-book intitulado “Gamificação: estratégias para o ensino de ciências” voltado a professores. Esse produto foi validado por pareceristas, especialistas em metodologias ativas, que o consideraram uma inovação pedagógica para auxiliar professores em seu processo de formação permanente, destacando a relevância, aplicabilidade e linguagem do e-book, bem como a possibilidade de adaptação, conferindo seu caráter de replicabilidade. Os resultados permitem afirmar que as estratégias de ensino gamificadas desenvolvidas com a TEDEG promovem motivação e engajamento dos estudantespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectMotivação (Psicologia)pt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Jogos educativospt_BR
dc.titleEstratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciênciaspt_BR
dc.contributor.authorFraga, Vinicius Munhozpt_BR
dc.contributor.author
dc.typeTesept_BR


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