Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências
Resumo
As metodologias ativas permitem ao aluno desenvolver autonomia e protagonismo na construção de seu conhecimento. Para que a aprendizagem ocorra, é essencial estar motivado e engajado. A gamificação, caracterizada pela inserção de elementos de jogos em outros contextos, se destaca como metodologia ativa focada no desenvolvimento da motivação e do engajamento de estudantes. Nessa linha, como estratégias de ensino gamificadas voltadas ao ensino de ciências potencializam a prática docente e favorecem o desenvolvimento da motivação e do engajamento de estudantes? A busca por resposta a essa pergunta, gerou resultados discutidos em quatro artigos, um apresentando a Tabela Estrutural de Desenvolvimento de Estratégias de Gamificação (TEDEG) como recurso didático-pedagógico; e os outros três, as estratégias de ensino gamificadas desenvolvidas – Mercado, aplicada ao processo avaliativo; Super Colheita, aplicada ao processo didático; Árvore de Habilidades, aplicada tanto ao processo didático como ao avaliativo. Tendo em vista as ramificações e conexões da pesquisa, optou-se por estruturar essa tese em formado de encarte de artigos. A TEDEG e as estratégias são artefatos que compõem o produto educacional da tese, um e-book intitulado “Gamificação: estratégias para o ensino de ciências” voltado a professores. Esse produto foi validado por pareceristas, especialistas em metodologias ativas, que o consideraram uma inovação pedagógica para auxiliar professores em seu processo de formação permanente, destacando a relevância, aplicabilidade e linguagem do e-book, bem como a possibilidade de adaptação, conferindo seu caráter de replicabilidade. Os resultados permitem afirmar que as estratégias de ensino gamificadas desenvolvidas com a TEDEG promovem motivação e engajamento dos estudantes