Show simple item record

dc.date.accessioned2024-04-08T22:04:51Z
dc.date.available2024-04-08T22:04:51Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationVERAS, Priscila da Paixão Silva. Educação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básica. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Nilópolis, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/755
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo denunciar algumas questões silenciadas dentro da problemática dos resíduos sólidos que devem ser debatidas na Educação Básica e que podem ser discutidas à luz da Educação Ambiental Crítica (EA-Crítica), possibilitando assim realizar uma EA para além da reciclagem. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi feita uma análise documental. Foi realizado um encontro entre a EA-Crítica e o educador Paulo Freire como possibilidade de se trabalhar a EA a partir da realidade do aluno. Foram apresentadas algumas discussões silenciadas na questão dos resíduos sólidos, como a sociedade de consumo, a obsolescência programada, o papel da propaganda e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). A partir disso, foram feitas reflexões sobre a implementação da PNRS mais de dez anos após sua promulgação, sendo a EA um instrumento de efetivação dessa lei. Ademais, foi discutido como a temática dos resíduos sólidos tem sido abordada na educação básica, no ensino de ciências, especificamente na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental e no Currículo Carioca de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Através dessa pesquisa constatamos que esses documentos apresentam discussões muito limitadas dessa temática, além disso existem poucos materiais didáticos-pedagógicos que tratem esse tema e, principalmente, os silenciamentos tratados nesse trabalho. Dessa forma, desenvolvemos um produto educacional (item obrigatório do mestrado profissional) na forma de um livro paradidático para professores intitulado “Educação Ambiental Crítica em Resíduos Sólidos: discussões para ir além da reciclagem” que traz algumas das discussões realizadas nessa pesquisa e indicações de recursos audiovisuais, sites e livros que tratam a temática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Resíduos Sólidos (Brasil)pt_BR
dc.subjectLixopt_BR
dc.titleEducação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básicapt_BR
dc.contributor.authorVeras, Priscila da Paixão Silva
dc.contributor.author
dc.typedissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record