Educação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básica
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo denunciar algumas questões silenciadas dentro da
problemática dos resíduos sólidos que devem ser debatidas na Educação Básica e que podem
ser discutidas à luz da Educação Ambiental Crítica (EA-Crítica), possibilitando assim realizar
uma EA para além da reciclagem. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi feita uma análise
documental. Foi realizado um encontro entre a EA-Crítica e o educador Paulo Freire como
possibilidade de se trabalhar a EA a partir da realidade do aluno. Foram apresentadas algumas
discussões silenciadas na questão dos resíduos sólidos, como a sociedade de consumo, a
obsolescência programada, o papel da propaganda e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos
(PNRS). A partir disso, foram feitas reflexões sobre a implementação da PNRS mais de dez
anos após sua promulgação, sendo a EA um instrumento de efetivação dessa lei. Ademais, foi
discutido como a temática dos resíduos sólidos tem sido abordada na educação básica, no ensino
de ciências, especificamente na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental e no
Currículo Carioca de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Através
dessa pesquisa constatamos que esses documentos apresentam discussões muito limitadas dessa
temática, além disso existem poucos materiais didáticos-pedagógicos que tratem esse tema e,
principalmente, os silenciamentos tratados nesse trabalho. Dessa forma, desenvolvemos um
produto educacional (item obrigatório do mestrado profissional) na forma de um livro
paradidático para professores intitulado “Educação Ambiental Crítica em Resíduos Sólidos:
discussões para ir além da reciclagem” que traz algumas das discussões realizadas nessa
pesquisa e indicações de recursos audiovisuais, sites e livros que tratam a temática.