Memes de química na EJA : usando os três momentos pedagógicos
Resumen
A presente pesquisa é fruto das inquietações de um professor de química que vem se debruçando há nove anos em estudos envolvendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi apresentar e investigar, junto aos professores da EJA do Rio de aneiro, propostas didáticas que envolvessem o uso e a produção de
Memes de química em suas aulas, tendo por base abordagens temáticas a partir dos três momentos pedagógicos. Para o levantamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) utilizamos a pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos mostraram que as pesquisas envolvendo Memes desenvolveram debates em sala de aula, privilegiando os conhecimentos e experiências de vida dos alunos, além da elaboração de produtos
educacionais diversos. Ter acesso a essas pesquisas e seus produtos educacionais foi um processo importante para termos a possibilidade de pensar nos elementos que poderiam ser adicionados em nossas
propostas. Uma professora que atua na SEEDUC-RJ e um professor do IFRJ campus Caxias aplicaram a proposta “Medicamentos, Automedicação e Fake News” e perceberam que ela teve um impacto
positivo na prática docente deles, na construção dos saberes com os alunos e na elaboração dos Memes por eles. Isso mostra que a proposta didática tem potencial para ser utilizada, aplicada e readaptada por qualquer professor e para públicos diversos. Com o intuito de compartilhar nossas propostas para outros professores, elaboramos o e-book “Propostas Didáticas de Química na EJA: sugestões de abordagens temáticas utilizando Memes”. Nele compilamos a proposta aplicada pelos professores, além de mais duas
intituladas: “Cosméticos e Fake News” e “Produtos de Limpeza e Fake News”, com orientações e sugestões de respostas. Nosso intuito é que, professores que estão no “chão das escolas” e que vivem diariamente os dilemas neste espaço com seus alunos, utilizem o e-book e se sintam livres e encorajados a (re) construir novos caminhos com seus alunos, realizando as adaptações necessárias para a sua realidade, assim como eu me senti.