dc.date.accessioned | 2024-04-08T13:41:16Z | |
dc.date.available | 2024-04-08T13:41:16Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | ALVES, T. R. de S. Memes de química na EJA: usando os três momentos pedagógicos. 2023.200 f. Tese (Doutorado em ensino de ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/743 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa é fruto das inquietações de um professor de química que vem se debruçando há nove anos em estudos envolvendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi apresentar e investigar, junto aos professores da EJA do Rio de aneiro, propostas didáticas que envolvessem o uso e a produção de
Memes de química em suas aulas, tendo por base abordagens temáticas a partir dos três momentos pedagógicos. Para o levantamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) utilizamos a pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos mostraram que as pesquisas envolvendo Memes desenvolveram debates em sala de aula, privilegiando os conhecimentos e experiências de vida dos alunos, além da elaboração de produtos
educacionais diversos. Ter acesso a essas pesquisas e seus produtos educacionais foi um processo importante para termos a possibilidade de pensar nos elementos que poderiam ser adicionados em nossas
propostas. Uma professora que atua na SEEDUC-RJ e um professor do IFRJ campus Caxias aplicaram a proposta “Medicamentos, Automedicação e Fake News” e perceberam que ela teve um impacto
positivo na prática docente deles, na construção dos saberes com os alunos e na elaboração dos Memes por eles. Isso mostra que a proposta didática tem potencial para ser utilizada, aplicada e readaptada por qualquer professor e para públicos diversos. Com o intuito de compartilhar nossas propostas para outros professores, elaboramos o e-book “Propostas Didáticas de Química na EJA: sugestões de abordagens temáticas utilizando Memes”. Nele compilamos a proposta aplicada pelos professores, além de mais duas
intituladas: “Cosméticos e Fake News” e “Produtos de Limpeza e Fake News”, com orientações e sugestões de respostas. Nosso intuito é que, professores que estão no “chão das escolas” e que vivem diariamente os dilemas neste espaço com seus alunos, utilizem o e-book e se sintam livres e encorajados a (re) construir novos caminhos com seus alunos, realizando as adaptações necessárias para a sua realidade, assim como eu me senti. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Memes | pt_BR |
dc.subject | Fake news | pt_BR |
dc.subject | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Memes de química na EJA : usando os três momentos pedagógicos | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Thiago Rodrigues de Sá | |
dc.type | Tese | pt_BR |