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dc.date.accessioned2024-04-05T23:20:39Z
dc.date.available2024-04-05T23:20:39Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSILVA, Luciano Santos da. O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Nilópolis, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/740
dc.description.abstractEste trabalho é fruto de uma série de observações em períodos de sala de aula, com base em diversas solicitações de alunos em aprendizagens práticas para formação profissional. Nota-se que o uso da física aplicada, especialmente na Lei de Ohm, tem sido a base para diversas disciplinas específicas em cursos técnicos da área eletroeletrônica. Diante do exposto, o presente trabalho tomará como base, apresentar proposta de ensino aprendizagem, para uso dos professores, trabalhando situações práticas e aplicadas com a Lei de Ohm, assunto fundamental na física aplicada ao curso técnico da área eletroeletrônica. A proposta é elaborar aulas mais interessantes, montando sequencias didáticas para o planejamento didático do professor e com estratégias, utilizando metodologias ativas para aprendizagem baseadas em problemas, dentre elas o uso Arco de Maguerez. As estratégias também utilizarão práticas, através de desafios – com problemáticas de assuntos práticos que envolvem soluções técnicas. As soluções técnicas serão fundamentadas através de assuntos da Lei de Ohm. Os assuntos da Lei de Ohm, envolvendo as suas duas leis e sua aplicação ao magnetismo, foram apresentados em sala de aula com uso de simuladores computacionais, como o Circuit Maker©. Todas as aulas foram realizadas de forma remota, através da plataforma de reunião Microsoft Teams© e Google Meet©, em função da Pandemia de Coronavírus nos anos de 2020 e 2021. As sequencias form desenvolvidas em 16 encontros com alunos do curso técnico profissionalizante de automação industrial. O guia didático foi avaliado por 8 professores do mesmo curso. Os resultados indicam que o uso de uma estratégia de ensino baseado em problemas, através de desafios, ofereceu grande sucesso na aprendizagem dos conceitos da Lei de Ohm.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectLei de Ohm - Resistência elétricapt_BR
dc.subjectSimuladores - Computadores digitaispt_BR
dc.subjectMetodologia de estudopt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.titleO uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizantept_BR
dc.contributor.authorSilva, Luciano Santos da
dc.contributor.authorDuarte, Patricia Maneschy
dc.typedissertaçãopt_BR


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