dc.date.accessioned | 2024-04-05T23:20:39Z | |
dc.date.available | 2024-04-05T23:20:39Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Luciano Santos da. O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Nilópolis, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/740 | |
dc.description.abstract | Este trabalho é fruto de uma série de observações em períodos de sala de
aula, com base em diversas solicitações de alunos em aprendizagens práticas
para formação profissional. Nota-se que o uso da física aplicada, especialmente
na Lei de Ohm, tem sido a base para diversas disciplinas específicas em cursos
técnicos da área eletroeletrônica. Diante do exposto, o presente trabalho
tomará como base, apresentar proposta de ensino aprendizagem, para uso dos
professores, trabalhando situações práticas e aplicadas com a Lei de Ohm,
assunto fundamental na física aplicada ao curso técnico da área
eletroeletrônica. A proposta é elaborar aulas mais interessantes, montando
sequencias didáticas para o planejamento didático do professor e com
estratégias, utilizando metodologias ativas para aprendizagem baseadas em
problemas, dentre elas o uso Arco de Maguerez. As estratégias também
utilizarão práticas, através de desafios – com problemáticas de assuntos
práticos que envolvem soluções técnicas. As soluções técnicas serão
fundamentadas através de assuntos da Lei de Ohm. Os assuntos da Lei de
Ohm, envolvendo as suas duas leis e sua aplicação ao magnetismo, foram
apresentados em sala de aula com uso de simuladores computacionais, como o
Circuit Maker©. Todas as aulas foram realizadas de forma remota, através da
plataforma de reunião Microsoft Teams© e Google Meet©, em função da
Pandemia de Coronavírus nos anos de 2020 e 2021. As sequencias form
desenvolvidas em 16 encontros com alunos do curso técnico profissionalizante
de automação industrial. O guia didático foi avaliado por 8 professores do
mesmo curso. Os resultados indicam que o uso de uma estratégia de ensino
baseado em problemas, através de desafios, ofereceu grande sucesso na
aprendizagem dos conceitos da Lei de Ohm. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Lei de Ohm - Resistência elétrica | pt_BR |
dc.subject | Simuladores - Computadores digitais | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de estudo | pt_BR |
dc.subject | Sequências didáticas | pt_BR |
dc.title | O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Luciano Santos da | |
dc.contributor.author | Duarte, Patricia Maneschy | |
dc.type | dissertação | pt_BR |