• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante

Thumbnail
View/Open
Luciano Santos da Silva - Dissertação (2.490Mb)
Date
2023
Author
Silva, Luciano Santos da
Duarte, Patricia Maneschy
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho é fruto de uma série de observações em períodos de sala de aula, com base em diversas solicitações de alunos em aprendizagens práticas para formação profissional. Nota-se que o uso da física aplicada, especialmente na Lei de Ohm, tem sido a base para diversas disciplinas específicas em cursos técnicos da área eletroeletrônica. Diante do exposto, o presente trabalho tomará como base, apresentar proposta de ensino aprendizagem, para uso dos professores, trabalhando situações práticas e aplicadas com a Lei de Ohm, assunto fundamental na física aplicada ao curso técnico da área eletroeletrônica. A proposta é elaborar aulas mais interessantes, montando sequencias didáticas para o planejamento didático do professor e com estratégias, utilizando metodologias ativas para aprendizagem baseadas em problemas, dentre elas o uso Arco de Maguerez. As estratégias também utilizarão práticas, através de desafios – com problemáticas de assuntos práticos que envolvem soluções técnicas. As soluções técnicas serão fundamentadas através de assuntos da Lei de Ohm. Os assuntos da Lei de Ohm, envolvendo as suas duas leis e sua aplicação ao magnetismo, foram apresentados em sala de aula com uso de simuladores computacionais, como o Circuit Maker©. Todas as aulas foram realizadas de forma remota, através da plataforma de reunião Microsoft Teams© e Google Meet©, em função da Pandemia de Coronavírus nos anos de 2020 e 2021. As sequencias form desenvolvidas em 16 encontros com alunos do curso técnico profissionalizante de automação industrial. O guia didático foi avaliado por 8 professores do mesmo curso. Os resultados indicam que o uso de uma estratégia de ensino baseado em problemas, através de desafios, ofereceu grande sucesso na aprendizagem dos conceitos da Lei de Ohm.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/740
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV