Show simple item record

dc.date.accessioned2024-04-05T22:18:39Z
dc.date.available2024-04-05T22:18:39Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationNASCIMENTO, L. N. A. e L. O protagonismo do professor em sua formação continuada: possibilidades de uma trajetória autônoma na (re)construção identitária docente. 2023.149 f. Tese (Doutorado em ensino de ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/737
dc.description.abstractA presente Tese aborda a criação de um curso de formação continuada em formato de extensão denominado "Formação Docente na Contemporaneidade. "Este curso é apresentado como um Produto Educacional (PE) resultante da pesquisa conduzida no âmbito de um Doutorado Profissional com foco na Linha de Pesquisa Formação de Professores no Ensino de Ciências. A pesquisa centra-se na exploração das oportunidades para que os professores desempenhem um papel ativo em sua própria formação. Inicialmente, o estudo buscou destacar como um Programa de Pós-graduação profissional pode contribuir para atender às necessidades de atualização dos professores. A fim de compreender de que maneira um professor pode agir como protagonista de sua própria formação profissional, foram conduzidas entrevistas com ex-alunos do programa PROPEC, considerando a memória socioafetiva desses egressos. Ao longo da pesquisa, foi adotado um referencial teórico baseado em teóricos como Schön, Nóvoa e Marinas, entre outros, selecionados por meio de uma revisão bibliográfica. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da Análise de Livre Interpretação (ALI), considerando quatro eixos multidimensionais interdependentes: Biografização, Estratégias, Linguagem Acadêmica e Elementos. A análise das narrativas dos ex-alunos confirmou que o Mestrado Profissional no PROPEC não apenas influenciou a (re)construção da identidade docente dos entrevistados, mas também demonstrou ser fundamental para o desenvolvimento do protagonismo docente, possibilitando a autonomia necessária no exercício da profissão. Entretanto, essa análise inicial levantou questões adicionais, identificando que os egressos são indivíduos inseridos em contextos sociais, políticos e ideológicos, e estão imersos em práticas discursivas científico-acadêmicas. Como resultado, a pesquisa direcionou o foco para investigar como um curso de formação continuada em formato modular pode empoderar os professores no desenvolvimento autônomo de sua identidade docente. Este curso foi desenvolvido para permitir que os professores participantes escolhessem livremente seus itinerários de formação, promovendo a autonomia no processo formativo. O curso foi implementado em duas ocasiões com diferentes públicos e passou por avaliação e validação por parte de especialistas. A pesquisa concluiu que o protagonismo docente pode ser estimulado por meio da oferta de cursos de formação continuada que permitam aos professores escolher seus próprios caminhos formativos. Isso significa que o professor deve ter a liberdade de escolher os cursos, as atividades e os projetos que mais lhe interessam e que estejam alinhados com suas necessidades e objetivos profissionais, aumentando o engajamento do professor na formação continuada, bem como a eficácia e o impacto da formação em sua prática docente. A pesquisa destaca que o protagonismo docente não é algo que pode ser imposto ou ensinado em um curso de formação continuada, contudo é um processo que depende da motivação e do compromisso do próprio professor com seu desenvolvimento profissional. Por fim, a pesquisa concebe as possibilidades de fornecer as ferramentas e oportunidades necessárias para que o professor assuma um papel mais ativo em sua própria formação e, consequentemente, em sua prática docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Identidadept_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectMemória socioafetivapt_BR
dc.titleO protagonismo do professor em sua formação continuada : possibilidades de uma trajetória autônoma da (re)construção identitária docentept_BR
dc.contributor.authorNascimento, Lucilene Aparecida e Lima do
dc.typeTesept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record