dc.contributor.advisor | Velloso, Verônica Pimenta | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-03T00:31:04Z | |
dc.date.available | 2024-04-03T00:31:04Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | PERES, K. C. de A. O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica, 2023. 78f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/724 | |
dc.description.abstract | A dissertação de mestrado teve como escopo investigar sobre as abordagens dos
manguezais no ensino médio de forma que seja considerada a dimensão humana
neste ambiente e no processo ensino-aprendizagem. Para atingir esse objetivo, a
fundamentação teórica discutida tratou da relação entre Educação Ambiental Crítica
(EAC) e a pedagogia de Paulo Freire, voltada na reflexão da didática do docente.
Neste sentido, foi feita uma convergência do Tema Gerador (TG) com a Sequência
Didática (SD), com a proposta de abordar os manguezais situados na região da
Baixada Fluminense (BF) a partir de questões socioambientais e históricas com
base na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A metodologia adotada nesta
pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratório e descritivo-interpretativo,
constituindo um estudo de caso devido às suas especificidades relacionadas ao
tema ambiental (manguezal) e à região (BF), compreendidos como temas
geradores. Os sujeitos participantes foram professores de uma unidade de rede
privada de ensino localizada no município de São João de Meriti, pertencente à BF,
onde o autor pesquisador leciona. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas
com estes professores, com fins de investigar sobre a presença ou ausência do
tema ambiental destacado e as formas de abordagens em suas disciplinas, casos
presentes. A partir da compreensão da articulação entre EAC e a pedagogia
freiriana voltada para a práxis docente e dos resultados colhidos nas entrevistas foi
elaborado o Produto Educacional (PE), constituído por uma Sequência Didática com
o formato de livreto destinado aos docentes que lecionam em turmas do Ensino
Médio (EM) de escolas situadas principalmente na BF, contendo propostas de
atividades que possibilitam trabalhar o ensino dos manguezais associados à
localidade aludida. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Manguezais - Aspectos ambientais | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Baixada Fluminense (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Baixada Fluminense (RJ) | pt_BR |
dc.title | O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica | pt_BR |
dc.contributor.author | Peres, Kaio Cesar de Azevedo | |
dc.contributor.author | Velloso, Verônica Pimenta | |
dc.type | dissertação | pt_BR |