O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica
Fecha
2023Autor
Peres, Kaio Cesar de Azevedo
Velloso, Verônica Pimenta
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
A dissertação de mestrado teve como escopo investigar sobre as abordagens dos
manguezais no ensino médio de forma que seja considerada a dimensão humana
neste ambiente e no processo ensino-aprendizagem. Para atingir esse objetivo, a
fundamentação teórica discutida tratou da relação entre Educação Ambiental Crítica
(EAC) e a pedagogia de Paulo Freire, voltada na reflexão da didática do docente.
Neste sentido, foi feita uma convergência do Tema Gerador (TG) com a Sequência
Didática (SD), com a proposta de abordar os manguezais situados na região da
Baixada Fluminense (BF) a partir de questões socioambientais e históricas com
base na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A metodologia adotada nesta
pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratório e descritivo-interpretativo,
constituindo um estudo de caso devido às suas especificidades relacionadas ao
tema ambiental (manguezal) e à região (BF), compreendidos como temas
geradores. Os sujeitos participantes foram professores de uma unidade de rede
privada de ensino localizada no município de São João de Meriti, pertencente à BF,
onde o autor pesquisador leciona. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas
com estes professores, com fins de investigar sobre a presença ou ausência do
tema ambiental destacado e as formas de abordagens em suas disciplinas, casos
presentes. A partir da compreensão da articulação entre EAC e a pedagogia
freiriana voltada para a práxis docente e dos resultados colhidos nas entrevistas foi
elaborado o Produto Educacional (PE), constituído por uma Sequência Didática com
o formato de livreto destinado aos docentes que lecionam em turmas do Ensino
Médio (EM) de escolas situadas principalmente na BF, contendo propostas de
atividades que possibilitam trabalhar o ensino dos manguezais associados à
localidade aludida.