dc.contributor.advisor | Oliveira, Alexandre Lopes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-29T00:04:39Z | |
dc.date.available | 2024-03-29T00:04:39Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniele Pereira da. Espectro Eletromagnético: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e não ionizantes para prática inclusiva de alunos com deficiência visual..2023. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Nilópolis, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/722 | |
dc.description.abstract | Diante dos desafios em ensinar física para alunos com deficiência visual no contexto
escolar, esta pesquisa tem como objetivo a construção de uma sequência didática e
seus artefatos para o ensino das radiações ionizantes e não ionizantes a partir do
espectro eletromagnético. A fim de analisar o processo de aprendizagem do aluno
com deficiência visual e do vidente, essa pesquisa está fundamentada com a teoria
histórico-cultural de Vygotsky. A sequência didática, fruto dessa pesquisa, está
estruturada em três etapas. A primeira etapa foi utilizada para análise dos
conhecimentos prévios dos alunos, na segunda etapa, a apresentação dos artefatos
e na terceira etapa a roda de conversa. A partir dos conhecimentos prévios, e das
observações ocorridas em sala de aula foi possível traçar as questões acerca das
radiações ionizantes e não ionizantes, que foram utilizadas para aplicação do teste
conceitual. A sequência didática foi mediada pela metodologia ativa de Instrução
pelos Colegas (Peer Instruction) e a troca de conhecimentos e colaboração mútua
entre todos os participantes envolvidos permitiu a avaliação e a mediação do estudo
em relação à sua eficácia. O processo foi aplicado em uma turma do 9º ano do
ensino fundamental de uma escola da rede estadual do Espírito Santo. Toda
experiência embasou a investigação para responder a seguinte pergunta: Como o
aluno com deficiência visual e o vidente compreendem as radiações ionizantes e
não ionizantes a partir do espectro eletromagnético por meio de um material didático
acessível? A participação dos alunos e a construção dos conceitos a partir das
conclusões alcançadas, sugerem que uso de uma prática diferenciada com uso de
maquetes em três dimensões, áudios e materiais acessível associado com a
metodologia ativa, com uso do cartão codificado, traz benefícios para prática mais
inclusiva. Os materiais didáticos acessíveis frutos dessa pesquisa foram elaborados
na forma instrucional, com a apresentação da sequência didática destinada aos
professores de física, incluindo a metodologia. Os resultados desta pesquisa,
obtidos na evolução das atividades propostas, foram estudados pela análise textual
discursiva indicou a possibilidade de estruturar a prática pedagógica, ao utilizar
materiais acessíveis mediado pela metodologia ativa, podem potencializar a
aprendizagem no contexto colaborativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Eletromagnetismo | pt_BR |
dc.title | Espectro eletromagnético: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e não ionizantes para prática inclusiva de alunos com deficiência visual | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Daniele Pereira da | |
dc.contributor.author | Oliveira, Alexandre Lopes de | |
dc.type | dissertação | pt_BR |