Análise do Ensino Remoto Emergencial na rede municipal de Araruama (RJ) sob a ótica de professores de Educação Física escolar
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Date
2022Author
Farias, Breno Pereira
Costa Júnior, Edson Farret da
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O ano de 2020 ficou marcado pelo início da pandemia de COVID-19. A principal estratégia adotada para mitigar seus efeitos foi o distanciamento social, medida que impossibilitou a execução do ensino presencial nas escolas. A saída encontrada pelos órgãos que direcionam a educação brasileira foi a implantação de um ensino remoto, onde cada ente federativo e sistema de ensino teve certo grau de flexibilidade de estruturar o modelo que achava mais viável e eficiente para a execução em seu contexto. Nosso estudo teve como objetivo analisar o modelo implantado pela rede municipal de Araruama (RJ) e, para isso, nos debruçamos sobre documentos públicos oficiais desse período que instituíram o ensino remoto no município e sobre um questionário aplicado com 10 professores de Educação Física em atuação na rede, área do conhecimento que escolhemos como ponto focal de nosso estudo. Buscamos apresentar e discutir as respostas encontradas lançando mão de embasamento encontrado em periódicos científicos disponíveis eletronicamente. Tivemos como resultado do nosso trabalho que os professores de Educação Física não haviam sido preparados em sua formação inicial para lidar com o ensino remoto e nem houve diálogo ou oferta de formação suficiente do órgão público municipal para o trabalho realizado. Araruama (RJ) apresentou como modelo a utilização de uma única plataforma própria acessada virtualmente e, para aqueles que eventualmente não tivessem acesso, era disponibilizada a transcrição desse mesmo material de maneira impressa. Sobre isso pudemos ver que a experiências de outros entes federativos nos apontaram que a adoção de mais de um modelo ofertado simultaneamente poderia levar uma melhor utilização dos recursos disponíveis, o que não foi o caso do município investigado.