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dc.date.accessioned2024-03-06T15:37:32Z
dc.date.available2024-03-06T15:37:32Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationFARIAS, Breno Pereira. Análise do Ensino Remoto Emergencial na rede municipal de Araruama (RJ) sob a ótica de professores de Educação Física escolar. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RIo de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Especialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/701
dc.description.abstractO ano de 2020 ficou marcado pelo início da pandemia de COVID-19. A principal estratégia adotada para mitigar seus efeitos foi o distanciamento social, medida que impossibilitou a execução do ensino presencial nas escolas. A saída encontrada pelos órgãos que direcionam a educação brasileira foi a implantação de um ensino remoto, onde cada ente federativo e sistema de ensino teve certo grau de flexibilidade de estruturar o modelo que achava mais viável e eficiente para a execução em seu contexto. Nosso estudo teve como objetivo analisar o modelo implantado pela rede municipal de Araruama (RJ) e, para isso, nos debruçamos sobre documentos públicos oficiais desse período que instituíram o ensino remoto no município e sobre um questionário aplicado com 10 professores de Educação Física em atuação na rede, área do conhecimento que escolhemos como ponto focal de nosso estudo. Buscamos apresentar e discutir as respostas encontradas lançando mão de embasamento encontrado em periódicos científicos disponíveis eletronicamente. Tivemos como resultado do nosso trabalho que os professores de Educação Física não haviam sido preparados em sua formação inicial para lidar com o ensino remoto e nem houve diálogo ou oferta de formação suficiente do órgão público municipal para o trabalho realizado. Araruama (RJ) apresentou como modelo a utilização de uma única plataforma própria acessada virtualmente e, para aqueles que eventualmente não tivessem acesso, era disponibilizada a transcrição desse mesmo material de maneira impressa. Sobre isso pudemos ver que a experiências de outros entes federativos nos apontaram que a adoção de mais de um modelo ofertado simultaneamente poderia levar uma melhor utilização dos recursos disponíveis, o que não foi o caso do município investigado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducação Física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRede municipal de ensino - Araruama (RJ)pt_BR
dc.subjectProfessores de educação físicapt_BR
dc.subjectEspecialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.titleAnálise do Ensino Remoto Emergencial na rede municipal de Araruama (RJ) sob a ótica de professores de Educação Física escolarpt_BR
dc.contributor.authorFarias, Breno Pereira
dc.contributor.authorCosta Júnior, Edson Farret da
dc.typeTCCpt_BR


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