Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, Queli Aparecida Rodrigues de Almeida
dc.date.accessioned2024-03-01T16:47:59Z
dc.date.available2024-03-01T16:47:59Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationGOMES, Keven Pimentel Delgiudicept_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/697
dc.description.abstractA arte tem grande importância no cotidiano humano, principalmente por conta da liberdade de expressão sentimental que ela proporciona a cada indivíduo. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo relacionar o conteúdo de soluções químicas com a arte para que os educandos adquirissem a percepção de que a química está conectada a outras disciplinas, e também para que possam valorizar a importância artística no desenvolvimento humano. Para isso, foi utilizada uma metodologia interdisciplinar, de ação epistemológica, onde ocorreu a proposta do diálogo entre conhecimentos científicos como as artes, filosofia, história e química e os conhecimentos empíricos que são aqueles que contam com a ausência de comprovação científica, como as tradições de sabedoria. A proposta contou com duas aplicações, a primeira presencial e a segunda de forma remota por conta da pandemia. A partir de uma metodologia simples, e com materiais facilmente encontrados, foi demonstrado que é possível trabalhar uma aula mais dinâmica, interessante ao aluno e motivadora. Frente a isto, não basta depositar de forma isolada uma unidade do conhecimento, é necessário reconhecer a importância individual de cada unidade curricular, entretanto, deve-se trabalhar o conhecimento de forma ampla, relacionando-o com diversas áreas do saber, abrindo o campo de visão do discente para que ele compreenda que o conhecimento não se trata de caixas isoladas, mas sim de uma rede de informações, onde ocorre um grande fluxo de conexões entre elas.pt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectHistória na artept_BR
dc.subjectQuímica - Artept_BR
dc.subjectArte - Química (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.titleA química da arte : uma aula de pintura para a contextualização do ensino de químicapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Keven Pimentel Delgiudice
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples