dc.description.abstract | A arte tem grande importância no cotidiano humano, principalmente por conta da liberdade de expressão sentimental que ela proporciona a cada indivíduo. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo relacionar o conteúdo de soluções químicas com a arte para que os educandos adquirissem a percepção de que a química está conectada a outras disciplinas, e também para que possam valorizar a importância artística no desenvolvimento humano. Para isso, foi utilizada uma metodologia interdisciplinar, de ação epistemológica, onde ocorreu a proposta do diálogo entre conhecimentos científicos como as artes, filosofia, história e química e os conhecimentos empíricos que são aqueles que contam com a ausência de comprovação científica, como as tradições de sabedoria. A proposta contou com duas aplicações, a primeira presencial e a segunda de forma remota por conta da pandemia. A partir de uma metodologia simples, e com materiais facilmente encontrados, foi demonstrado que é possível trabalhar uma aula mais dinâmica, interessante ao aluno e motivadora. Frente a isto, não basta depositar de forma isolada uma unidade do conhecimento, é necessário reconhecer a importância individual de cada unidade curricular, entretanto, deve-se trabalhar o conhecimento de forma ampla, relacionando-o com diversas áreas do saber, abrindo o campo de visão do discente para que ele compreenda que o conhecimento não se trata de caixas isoladas, mas sim de uma rede de informações, onde ocorre um grande fluxo de conexões entre elas. | pt_BR |