• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Produção Intelectual
  • Produção Técnica e Tecnológica
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Produção Intelectual
  • Produção Técnica e Tecnológica
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A química da arte : uma aula de pintura para a contextualização do ensino de química

Thumbnail
Ver/
Keven Pimentel Delgiudice Gomes (986.4Kb)
Fecha
2021
Autor
Gomes, Keven Pimentel Delgiudice
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A arte tem grande importância no cotidiano humano, principalmente por conta da liberdade de expressão sentimental que ela proporciona a cada indivíduo. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo relacionar o conteúdo de soluções químicas com a arte para que os educandos adquirissem a percepção de que a química está conectada a outras disciplinas, e também para que possam valorizar a importância artística no desenvolvimento humano. Para isso, foi utilizada uma metodologia interdisciplinar, de ação epistemológica, onde ocorreu a proposta do diálogo entre conhecimentos científicos como as artes, filosofia, história e química e os conhecimentos empíricos que são aqueles que contam com a ausência de comprovação científica, como as tradições de sabedoria. A proposta contou com duas aplicações, a primeira presencial e a segunda de forma remota por conta da pandemia. A partir de uma metodologia simples, e com materiais facilmente encontrados, foi demonstrado que é possível trabalhar uma aula mais dinâmica, interessante ao aluno e motivadora. Frente a isto, não basta depositar de forma isolada uma unidade do conhecimento, é necessário reconhecer a importância individual de cada unidade curricular, entretanto, deve-se trabalhar o conhecimento de forma ampla, relacionando-o com diversas áreas do saber, abrindo o campo de visão do discente para que ele compreenda que o conhecimento não se trata de caixas isoladas, mas sim de uma rede de informações, onde ocorre um grande fluxo de conexões entre elas.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/697
Colecciones
  • Ciências Exatas e da Terra

Ítems relacionados

Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.

  • Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual 

    Nascimento, Camila de Faria (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2023)
    A deficiência visual é aquela com maior predominância na população brasileira. Alunos com deficiência visual têm direito a uma educação inclusiva e para isso de fato acontecer, necessitam de infraestrutura escolar no que ...
  • A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias 

    Lopes, Jose Victor Pereira (2023-07-13)
    A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ...
  • Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química 

    Ferreira, Erica Maia (2023-07-11)
    O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV