Gamificação para promoção da educação cidadã em Arraial do Cabo
Abstract
Este trabalho busca trazer reflexões sobre a promoção da educação cidadã na rede de ensino pública, através da
gamificação, com recorte no município de Arraial do Cabo. Para isso, apoiou-se em estudos e pesquisas acerca
do uso da gamificação como estratégia de promoção da educação, com enfoque para a educação cidadã. Além
disso, desenvolvemos
4 um circuito pedagógico e o protótipo de um game no intuito de auxiliar educadores e
alunos a compreenderem as possibilidades de desenvolvimento e aplicação da ferramenta enquanto instrumento
pedagógico para o exercício cidadão, no contexto escolar. O estudo parte dos seguintes pressupostos: 1)
cidadania se aprende; 2) a sociedade é um retrato de seus indivíduos e 3) a escola é o lugar formal de formação
do indivíduo enquanto pessoa e ser social. Sendo assim, entendemos que sem uma educação comprometida com
a construção e desenvolvimento de habilidades sociais, jamais teremos uma sociedade devidamente apta a
exercer de fato a sua cidadania. Entendemos também que as escolas precisam cumprir o seu papel social no que
tange a essa formação. Por isso a utilização da gamificação como estratégia de motivação e promoção desse
aprendizado é possível.