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As implicações da rede social interna de uma organização no seu endomarketing: a percepção dos colaboradores sobre a comunicação empresarial.

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TCC - Diego Ferreira Souza (1.464Mb)
Data
2021
Autor
Souza, Diego Ferreira.
Metadata
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Resumo
É sabido que a necessidade de se comunicar é um tanto antiga para toda a humanidade. Comunicação assertiva é um grande desafio a qualquer indivíduo no meio empresarial, principalmente, aos gestores. Problemas advindos de uma comunicação inadequada podem causar, e às vezes provocam, atritos entre as pessoas em toda a sociedade. Por ser multidisciplinar, a comunicação empresarial permeia todas as áreas das organizações, sendo utilizada de forma estratégica para atingir os objetivos das empresas. Dessa forma, fica evidente o papel e a importância dessa comunicação no sentido de viabilizar as ações de marketing dentro e fora da empresa. Nesse sentido, a existência bem como a devida utilização de uma rede social organizacional interna, desempenha um papel fundamental para o alcance dos objetivos do endomarketing. Em termos amplos, podemos dizer que uma rede social nada mais é do que do que um programa de computador/celular (software/aplicativo) que nos permite compartilhar informações com diversas pessoas e interagir de forma digital, fazendo amizades, criando vínculos, através desses espaços virtuais etc. Sendo assim, o endomarketing pode e deve fazer uso dessas redes para o alcance de seus objetivos junto aos colaboradores, o que nos levou ao desejo de compreender como se dá a utilização da rede social organizacional interna como ferramenta de endomarketing. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa de natureza interpretativista em uma organização brasileira, privada, de grande porte do setor de saúde; tendo como população os colaboradores do setor de faturamento da mesma que possui uma sede administrativa localizada no Rio de Janeiro. O objetivo foi avaliar como os colaboradores dessa empresa percebiam a importância da rede social organizacional interna. A coleta de dados se deu por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas e a Tematização de Fontoura foi a abordagem metodológica utilizada para a análise dos dados do estudo. Em geral notou-se que os colaboradores utilizam e consideram importante essa ferramenta comunicacional existente em sua organização. A comunicação da empresa através da rede social interna está fortemente voltada para seu público interno evidenciando a existência de uma estratégia de endomarketing.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/659
Collections
  • Ciências Sociais Aplicadas

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