As implicações da rede social interna de uma organização no seu endomarketing: a percepção dos colaboradores sobre a comunicação empresarial.
Abstract
É sabido que a necessidade de se comunicar é um tanto antiga para toda a humanidade.
Comunicação assertiva é um grande desafio a qualquer indivíduo no meio empresarial,
principalmente, aos gestores. Problemas advindos de uma comunicação inadequada podem
causar, e às vezes provocam, atritos entre as pessoas em toda a sociedade. Por ser
multidisciplinar, a comunicação empresarial permeia todas as áreas das organizações,
sendo utilizada de forma estratégica para atingir os objetivos das empresas. Dessa forma,
fica evidente o papel e a importância dessa comunicação no sentido de viabilizar as ações
de marketing dentro e fora da empresa. Nesse sentido, a existência bem como a devida
utilização de uma rede social organizacional interna, desempenha um papel fundamental
para o alcance dos objetivos do endomarketing. Em termos amplos, podemos dizer que
uma rede social nada mais é do que do que um programa de computador/celular
(software/aplicativo) que nos permite compartilhar informações com diversas pessoas e
interagir de forma digital, fazendo amizades, criando vínculos, através desses espaços
virtuais etc. Sendo assim, o endomarketing pode e deve fazer uso dessas redes para o
alcance de seus objetivos junto aos colaboradores, o que nos levou ao desejo de
compreender como se dá a utilização da rede social organizacional interna como
ferramenta de endomarketing. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa
de natureza interpretativista em uma organização brasileira, privada, de grande porte do
setor de saúde; tendo como população os colaboradores do setor de faturamento da mesma
que possui uma sede administrativa localizada no Rio de Janeiro. O objetivo foi avaliar
como os colaboradores dessa empresa percebiam a importância da rede social
organizacional interna. A coleta de dados se deu por meio de questionários com perguntas
abertas e fechadas e a Tematização de Fontoura foi a abordagem metodológica utilizada
para a análise dos dados do estudo. Em geral notou-se que os colaboradores utilizam e
consideram importante essa ferramenta comunicacional existente em sua organização. A
comunicação da empresa através da rede social interna está fortemente voltada para seu
público interno evidenciando a existência de uma estratégia de endomarketing.