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dc.contributor.advisorFriedrich, Margarete Pereira
dc.date.accessioned2023-10-16T13:45:30Z
dc.date.available2023-10-16T13:45:30Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationUBER, Luísa Rieth. Conhecer para conservar: propostas de aulas de campo como estratégia de educação ambiental na Lagoa de Araruama. 2022. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/654
dc.description.abstractA Educação Ambiental tem como objetivos a conscientização e a sensibilização sobre o ambiente, através da aquisição de experiências e formação de conheicmentos que estimulem a participação ativa da comunidade na formulação de propostas de resolução para os desafios da conservação ambiental (UNESCO, 1977). No âmbito escolar, uma Educação Ambiental contextualizada busca debater problemas ambientais locais, do dia-a-dia da comunidade, promovendo a leitura de um conteúdo a partir de sua relação com o mundo (FREIRE, 1989). É sabido que muitos desafios da conscientização ambiental passam pela falta de conhecimento sobre os ecossistemas que cercam as comunidades humanas (SALEME et al., 2020). A região costeira apresenta diversas peculiaridades biológicas, econômicas, climáticas, que podem servir de instrumento e cenário para a compreensão da ecologia costeira e consequente conservação do ecossistema. A fim de contribuir para compreensão e o conhecimento dos docentes sobre a Região dos Lagos (RJ), este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico sobre aspectos diversos da sua biologia, geografia, história, cultura e econômia, com enfoque na Lagoa de Araruama. Um questionário aplicado a duas turma de alunos de uma escola municipal em Araruama forneceu dados para compreender de que forma eles se relacionam com o ambiente costeiro e quais são seus conhecimentos sobre ele. As respostas dos estudantes demonstraram que a maioria não frequenta a praia oceânica ou a Lagoa de Araruama, assim como, não reconhece a paisagem local, as características da Lagoa de Araruama nem as atividades esportivas e de extração de sal que nela ocorrem. A partir dos dados e informações levantadas, foi elaborada uma Sequência Didática intitulada “Vivendo a Lagoa”, composta de três aulas de campo que abordam: a fauna e flora local, nos ecossistemas de restinga e manguezal; as atividades de importância econômica e cultural que ocorrem na Lagoa de Araruama, como a pesca e a produção de sal; a geografia da Lagoa de Araruama e seu potencial para os esportes náuticos; e a Lagoa Vermelha, como geossítio de importância global. Os planejamentos elaborados buscam aprofundar essas temáticas de forma contextualizada, a fim de possibilitar aos alunos a formação de uma compreensão maior acerca das diferentes dinâmicas socioambientais que ocorrem na sua região. A Sequência Didática desenvolvida está disponível para ser replicada e praticada pelos professores interessados em trabalhar a Educação Ambiental na Região dos Lagos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectAraruama, Lagoa de (RJ)pt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleConhecer para conservar: propostas de aulas de campo como estratégia de educação ambiental na Lagoa de Araruamapt_BR
dc.contributor.authorUber, Luísa Rieth
dc.typeTCCpt_BR


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