Conhecer para conservar: propostas de aulas de campo como estratégia de educação ambiental na Lagoa de Araruama
Abstract
A Educação Ambiental tem como objetivos a conscientização e a sensibilização sobre
o ambiente, através da aquisição de experiências e formação de conheicmentos que
estimulem a participação ativa da comunidade na formulação de propostas de
resolução para os desafios da conservação ambiental (UNESCO, 1977). No âmbito
escolar, uma Educação Ambiental contextualizada busca debater problemas
ambientais locais, do dia-a-dia da comunidade, promovendo a leitura de um conteúdo
a partir de sua relação com o mundo (FREIRE, 1989). É sabido que muitos desafios
da conscientização ambiental passam pela falta de conhecimento sobre os
ecossistemas que cercam as comunidades humanas (SALEME et al., 2020). A região
costeira apresenta diversas peculiaridades biológicas, econômicas, climáticas, que
podem servir de instrumento e cenário para a compreensão da ecologia costeira e
consequente conservação do ecossistema. A fim de contribuir para compreensão e o
conhecimento dos docentes sobre a Região dos Lagos (RJ), este trabalho apresenta
um levantamento bibliográfico sobre aspectos diversos da sua biologia, geografia,
história, cultura e econômia, com enfoque na Lagoa de Araruama. Um questionário
aplicado a duas turma de alunos de uma escola municipal em Araruama forneceu
dados para compreender de que forma eles se relacionam com o ambiente costeiro e
quais são seus conhecimentos sobre ele. As respostas dos estudantes demonstraram
que a maioria não frequenta a praia oceânica ou a Lagoa de Araruama, assim como,
não reconhece a paisagem local, as características da Lagoa de Araruama nem as
atividades esportivas e de extração de sal que nela ocorrem. A partir dos dados e
informações levantadas, foi elaborada uma Sequência Didática intitulada “Vivendo a
Lagoa”, composta de três aulas de campo que abordam: a fauna e flora local, nos
ecossistemas de restinga e manguezal; as atividades de importância econômica e
cultural que ocorrem na Lagoa de Araruama, como a pesca e a produção de sal; a
geografia da Lagoa de Araruama e seu potencial para os esportes náuticos; e a Lagoa
Vermelha, como geossítio de importância global. Os planejamentos elaborados
buscam aprofundar essas temáticas de forma contextualizada, a fim de possibilitar
aos alunos a formação de uma compreensão maior acerca das diferentes dinâmicas
socioambientais que ocorrem na sua região. A Sequência Didática desenvolvida está
disponível para ser replicada e praticada pelos professores interessados em trabalhar
a Educação Ambiental na Região dos Lagos.