dc.contributor.advisor | Zaccaria, Tadeu Mourão Santos Lopes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T20:22:54Z | |
dc.date.available | 2023-05-18T20:22:54Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | Silva, Aldo Henrique Constant da. Artífice do sagrado, insígnias da fé: o trabalho de Greiffe e o Candomblé. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/623 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho, apresento uma pesquisa sobre a arte religiosa afro-brasileira, enfocando no Candomblé. Argumento sobre como ocorre o diálogo entre o universo sacro e o profano, ou seja, sobre como a arte consegue dialogar com o espaço do terreiro e com um espaço público como um museu ou uma praça, sem perder seu significado sacro. Para explicar como ocorre o diálogo, usarei como exemplo o trabalho do artista plástico Greiffe, que retrata em suas peças os emblemas dos orixás Nanã, Obaluaê e Oxumarê que já expôs tanto em ambientes sacro como em ambientes públicos, cuja principal influência é o artista baiano Mestre Didi. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
dc.subject | Candomblé | pt_BR |
dc.subject | Greiffe | pt_BR |
dc.subject | Arte afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | Artífice do sagrado, insígnias da fé: o trabalho de Greiffe e o Candomblé | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Aldo Henrique Constant da | |
dc.type | TCC | pt_BR |