Navegação Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título
Itens para a visualização no momento 64-71 of 71
-
Sabores e saberes da EJA : uma abordagem interdisciplinar da ciência a partir de receitas afetivas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: ABREU, E. de O. Ciência nas receitas afetivas: interdisciplinaridade e afeto, importantes ingredientes em um projeto para EJA, 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino ... -
Sequência Didática Contar e encantar: Solo – A pele da Terra, o nosso lugar!
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: A aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental.2023. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
Sequência didática geo-crítica-ambiental: caminho pedagógico para obter pensamento geográfico e crítica ambiental
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da dissertação: COSTA, Iomar Maria Salina da. Aulas de geografia como espaço para educação ambiental crítica: reflexão sobre uma proposta educativa através da metodologia do Arco de Maguerez. Orientação: ... -
O uso da Webquest associada à ludicidade com ênfase nos sistemas humanos para discentes do 8º ano do ensino fundamental
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Com o intuito de promover ações que engajem a comunidade escolar, esta tese propõe o uso de metodologias diferenciadas para despertar o interesse e incentivar o envolvimento dos alunos no contexto educacional. O estudo, ... -
O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Este trabalho é fruto de uma série de observações em períodos de sala de aula, com base em diversas solicitações de alunos em aprendizagens práticas para formação profissional. Nota-se que o uso da física aplicada, ... -
O uso de modelos didáticos do sistema circulatório humano por meio de uma sequência de ensino por investigação : uma proposta para o ensino de biologia em uma turma do 3º ano do ensino médio
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Esta pesquisa busca apresentar uma contribuição para o ensino de ciências e biologia, utilizando-se da aprendizagem investigativa e da construção de modelos didáticos para o ensino do sistema circulatório humano na ... -
Videoanálise de experimentos com pluviômetros associada à metodologia de instrução por colegas : uma sequência didática para o ensino de geometria
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: NUNES, André Luis. Videoanálise de experimentos com pluviômetros associada à metodologia de instrução por colegas: uma sequência didática para o ensino de geometria. Orientador: Vitor ... -
Vídeoanálise de experimentos com pluviômetros associada à metodologia de instrução por colegas : uma sequência didática para ensino de geometria
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Nesta dissertação, apresentamos uma proposta de trabalho integradora dos conceitos de geometria com a videoanálise de experimentos com pluviômetros artesanais utilizando o software tracker, relacionando-o com a prototipagem ...