Search
Now showing items 1-7 of 7
Cenários da pesca fantasma na região de Cabo Frio e Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Brasil.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)
O objetivo geral deste trabalho é explorar o contexto e a dimensão da pesca fantasma na região dos municípios de Cabo Frio e Arraial do Cabo, RJ, com base em importante espécie alvo da atividade pesqueira, a sardinha-verdadeira ...
Conhecer para conservar: propostas de aulas de campo como estratégia de educação ambiental na Lagoa de Araruama
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)
A Educação Ambiental tem como objetivos a conscientização e a sensibilização sobre
o ambiente, através da aquisição de experiências e formação de conheicmentos que
estimulem a participação ativa da comunidade na formulação ...
Super Trunfo Manguezal: o uso de jogos como ferramenta pedagógica no ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)
Ao reconhecermos as dificuldades apresentadas no cenário educacional, vê-se com bons olhos
a busca de novas propostas metodológicas. Dessa maneira, o presente trabalho teve como
objetivo principal a produção de um jogo ...
Levantamento de medidas de redução de uso de água por indústrias hidrointensivas localizadas na Região Hidrográfica II (RHII - Guandu) do Estado do Rio de Janeiro, a partir da crise hídrica de 2014-2015
(IFRJ Campus Nilópolis, 2022)
A crise hídrica tem se revelado nas últimas décadas como um grave problema que já
atinge diversos países em praticamente todos os continentes, tornando-se um
fenômeno com impactos imensuráveis e de proporções globais, ...
Uso do “Jogo Quem Sou Eu?” como facilitador da aprendizagem – uma experiência com uma turma de Ensino Técnico Profissionalizante
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2022)
O uso de jogos sempre esteve presente no universo infanto-juvenil, e, também, entre o público adulto, pois eles fazem parte da cultura da humanidade. O jogo possui quatro características: a liberdade, a evasão da realidade, ...
Modelo didático de uma flor, abordagem pedagógica – uma experiência em turmas do Ensino Médio.
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2022)
No processo de ensino aprendizagem muitos professores enfrentam o desafio de abordar teorias e ensiná-las. Com isso, percebe-se um esforço por parte dos futuros professores para melhorar cada dia mais sua técnica ou forma ...
Elaboração de Tik Tok sobre a temática hormônios: alunos do ensino fundamental no caminho da aprendizagem significativa.
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2022)
A escola é um importante campo de socialização do adolescente e pode ser responsável por abrir discussões sobre assuntos que permeiam a puberdade de forma mais crítica e ampla, com temas que promovam aceitação e autoconhecimento. ...