• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Buscar 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Buscar
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Buscar
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Buscar

Show Advanced FiltersHide Advanced Filters

Filtros

Utilize filtros para refinar o resultado de busca.

Itens para a visualização no momento 1-10 of 12

  • Opção de ordenação:
  • Relevância
  • Título - crescente
  • Título - decrescente
  • Data de publicação - crescente
  • Data de publicação - decrescente
  • Resultados por página:
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
Thumbnail

Gamificação para promoção da educação cidadã em Arraial do Cabo 

Pedro, Mariana Araujo (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)
Este trabalho busca trazer reflexões sobre a promoção da educação cidadã na rede de ensino pública, através da gamificação, com recorte no município de Arraial do Cabo. Para isso, apoiou-se em estudos e pesquisas acerca do ...
Thumbnail

Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias 

Pereira, João Manoel da Silva (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ...
Thumbnail

Grupos do Facebook aplicados ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: uma revisão de escopo 

Casemiro, Ítalo de Paula (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
O presente trabalho tem como proposta analisar os usos de grupos do Facebook para fins educacionais no ensino superior, a partir das evidências científicas apresentas em estudos utilizando esta mídia social. Especificamente, ...
Thumbnail

Vídeo participativo online: produção audiovisual e aprendizagem inventiva 

Santos, Jéssica Nadilza Santos e (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
O vídeo participativo (VP) é uma metodologia no qual o grupo envolvido conduz todo o processo de produção audiovisual. Neste trabalho, relatamos a experiência de realização de um vídeo, seguindo as premissas desta metodologia, ...
Thumbnail

O Scratch para a promoção do pensamento criativo na educação formal: um guia prático 

Santos, Luana Costa (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)
O Scratch é a 24o linguagem de programação mais utilizada no mundo, criada por um grupo de pesquisa do MIT. Essa linguagem, baseada em blocos de programação, foi desenvolvida para permitir a elaboração de animações, ...
Thumbnail

Os memes em sala de aula como ferramenta para promoção de multiletramentos 

Santos, Vicente Dimas da Silva (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)
Este artigo apresenta uma proposta de plano de aula que utiliza memes como ferramenta pedagógica nas disciplinas de História e das humanidades para alunos do ensino fundamental II. No cenário atual, onde as tecnologias ...
Thumbnail

Computação desplugada: uma proposta de sequência didática para os estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental 

Nunes, Elineide Camelo; Maske, Paula Gabriela (INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)
As mudanças trazidas por tecnologias digitais de informação e comunicação têm afetado a sociedade como um todo e também a educação. A área de computação é vista como fundamental para a formação dos estudantes, na medida ...
Thumbnail

Avaliação pedagógica do uso de telas interativas em uma escola municipal de Araruama - RJ 

Magalhães, Sophia Rodrigues de (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa feita com professores de uma escola pública municipal de Araruama - RJ, acerca da recém instalação de telas interativas em suas salas de aula. Na literatura, ...
Thumbnail

Diálogos entre Vale do Nilo e Vale do Silício: tecnologias, ancestralidade e a Lei 10.639/03 

Fonseca, Marnie Marques da (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)
No ano passado, em 2023, a Lei Federal 10.639/03 completou 20 anos da sua promulgação sem, no entanto, ser devidamente implementada. Associado a este fato, sabemos que um povo que não conhece sua história é um povo ...
Thumbnail

Teatro da Laje: Desafios, poéticas e afetos na Periferia Carioca 

Passos, Raphael Baêta (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)
O presente trabalho busca revelar a trajetória do Grupo Teatro da Laje, investigar a iniciativa de teatro escolar em uma favela que se tornou representante das culturas das periferias e das possibilidades de produção ...
  • 1
  • 2

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta comunidadePor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Discover

AutorCasemiro, Ítalo de Paula (1)Fonseca, Marnie Marques da (1)Magalhães, Sophia Rodrigues de (1)Maske, Paula Gabriela (1)Nunes, Elineide Camelo (1)Passos, Raphael Baêta (1)Pedro, Mariana Araujo (1)Pereira, João Manoel da Silva (1)Santos, Jéssica Nadilza Santos e (1)Santos, Luana Costa (1)... Ver maisAssunto
Educação (12)
Aprendizagem inventiva (1)Arte (1)Audiovisual (1)Brasil. Lei 10.639/03 (1)Cidadania (1)Compartilhamento (1)Computação Desplugada (1)Cultura (1)Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino (1)... Ver maisData de publicação2023 (5)2022 (3)2019 (2)2024 (2)Has File(s)Yes (12)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV