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O material didático carioca na perspectiva dos professores: concepções em uso

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Tamires Batista de Oliveira - TCC (628.1Kb)
Fecha
2020
Autor
Oliveira, Tamires Batista de
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Resumen
Este artigo visa a analisar as concepções de linguagem, ensinagem e material didático que são relacionadas aos usos do Material Didático Carioca – em específico os de Língua Portuguesa utilizados no ensino fundamental II -, recurso adotado pela rede municipal de ensino do Rio de Janeiro – maior rede pública de ensino da América Latina, partindo da investigação dos discursos construídos por duas professoras de Língua Portuguesa da rede quanto a esse instrumento que se apresenta como materialização de uma política pública curricular. Após a apresentação de um breve histórico do ensino de Língua Portuguesa (SILVA; CYRANKA, 2009; LIMA, 1985) e do material didático (OTA, 2009; TAGLIANI, 2011; BUNZEN, 2011) em nosso país, exponho a fundamentação teórica e a metodologia adotadas para então desenvolver a análise dos excertos selecionados. Para tanto, foi escolhido como paradigma a pesquisa qualitativo-interpretativista (DEZIN; LINCOLN, 2006; MOITA LOPES, 1994), usando para geração de dados a entrevista aberta com grupo focal com duas professoras de uma escola da rede municipal localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, oportunizando maior subjetividade a discussão e um processo mais natural de geração de dados. Os dados gerados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2010; SOBRAL; GIACOMELLI, 2016), adotando, portanto, a concepção de discurso do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2016; VOLOCHINOV, 2017; WEEDWOOD, 2002). Por fim, nas considerações finais, aponto os principais resultados, principalmente, quanto as práticas e concepções, identificadas nos discursos das professoras, que evidenciam um embate discursivo entre percepções próprias das docentes e os pressupostos teórico-metodológicos apresentados nos discursos oficiais e na proposta curricular da rede. Apresento, por fim, encaminhamentos da pesquisa realizada, focando na demanda de um olhar atento aos documentos reguladores, quem são essas professoras e qual ensino de língua é desejado por elas.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1636
Colecciones
  • Linguística, Letras e Artes

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