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dc.date.accessioned2025-11-18T14:39:06Z
dc.date.available2025-11-18T14:39:06Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationDIAS, Mayara Duarte. Linguagem e interdisciplinaridade em provas de vestibular: uma análise de itens avaliativos de múltipla escolha. Orientação: William Eduardo da Silva; 2021. 51 f. (Trabalho de Conclusão do Curso de Estudos Linguísticos e Literários) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1635
dc.description.abstractCom este trabalho, busco entender a construção da interdisciplinaridade por meio da análise comparativa dos itens avaliativos de múltipla escolha de dois instrumentos de avaliação, a saber: o Exame de Qualificação da UERJ e a Prova de Conhecimentos Gerais da UNESP, ambos para o ingresso em 2020. Este estudo se insere no âmbito da Linguística Aplicada, com base na Linguística das Linguagens Especializadas e na Educação. Por essa razão, o trabalho compreende três eixos teóricos: a linguagem (BAKHTIN, 1997; KOCH E ELIAS, 2008; LIMA, 2018; 2019); a interdisciplinaridade (FAZENDA, 2008; YARED, 2008; FAZENDA et al., 2010; BRASIL, 2013; MEDEIROS, 2019); e, a avaliação (HOFFMAN, 1994; LUCKESI 1998; 1999; SILVA 2003; ESTEBAN, 2009; BARROS, 2014; BAUER et al., 2015). A partir desse estudo, reflito sobre como a interdisciplinaridade em exames de acesso às Instituições de Ensino Superior (IES) pode interferir na realidade do ensino/aprendizagem tanto de docentes, quanto de discentes do Ensino Básico. Com as análises, percebi que os itens apresentam configurações variadas de interdisciplinaridade. Contudo, verifiquei, com base nas propostas afirmadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013), que os projetos disponíveis para a implementação da interdisciplinaridade, por si só, em sala de aula não dão conta da complexidade das formatações elaboradas nos vestibulares analisados. Logo, para uma prática mais efetiva, é preciso pensar alternativas didáticas para que essa lacuna seja preenchida.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.subjectItens avaliativos de múltipla escolhapt_BR
dc.titleLinguagem e interdisciplinaridade em provas de vestibular: uma análise de itens avaliativos de múltipla escolhapt_BR
dc.contributor.authorDias, Mayara Duarte
dc.typeTCCpt_BR


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