Literatura e quadrinhos: a adaptação do romance Vidas secas em quadrinhos como ferramenta para a formação do leitor literário em sala de aula
Resumo
O ensino de literatura no Brasil, principalmente no Ensino Médio, vem apresentando
dificuldades em garantir a formação literária de seus alunos. Isso pode estar associado a
práticas conteudistas que desconsideram as vivências e experiências do alunado escolar.
Conforme destaca Patrícia Pina (2014), uma das soluções encontradas por alguns
professores é a utilização de adaptações literárias em quadrinhos, a fim de aproximar o texto
literário dos contextos desses estudantes. Diante desse cenário, este trabalho buscará
entender de que forma o uso dessas adaptações literárias pode contribuir no ensino de
questões próprias do campo literário, em especial o foco narrativo, auxiliando o professor a
trabalhar com o texto literário em sala de aula. Para tal, realizou-se a análise do romance
Vidas secas, de Graciliano Ramos, e de sua respectiva adaptação em quadrinhos, escrita por
Arnaldo Branco e Guazzelli, utilizando-se das teorias de Henry James (2003), Jean Pouillon
(1974) e Scott McCloud (2005; 2008) Partindo desses estudos, desenvolveu-se uma oficina
de leitura literária, a fim de verificar de que forma essa adaptação pode auxiliar no
entendimento do multiperspectivismo presente nessa narrativa de Graciliano, averiguando se
essa adaptação pode ser tida enquanto um elemento facilitador nesse processo de
entendimento das especificidades do texto literário.
