• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Linguística, Letras e Artes
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Linguística, Letras e Artes
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Literatura e quadrinhos: a adaptação do romance Vidas secas em quadrinhos como ferramenta para a formação do leitor literário em sala de aula

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Lucas Ferreira de Oliveira - TCC (1.817Mb)
Data
2021
Autor
Oliveira, Lucas Ferreira de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O ensino de literatura no Brasil, principalmente no Ensino Médio, vem apresentando dificuldades em garantir a formação literária de seus alunos. Isso pode estar associado a práticas conteudistas que desconsideram as vivências e experiências do alunado escolar. Conforme destaca Patrícia Pina (2014), uma das soluções encontradas por alguns professores é a utilização de adaptações literárias em quadrinhos, a fim de aproximar o texto literário dos contextos desses estudantes. Diante desse cenário, este trabalho buscará entender de que forma o uso dessas adaptações literárias pode contribuir no ensino de questões próprias do campo literário, em especial o foco narrativo, auxiliando o professor a trabalhar com o texto literário em sala de aula. Para tal, realizou-se a análise do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, e de sua respectiva adaptação em quadrinhos, escrita por Arnaldo Branco e Guazzelli, utilizando-se das teorias de Henry James (2003), Jean Pouillon (1974) e Scott McCloud (2005; 2008) Partindo desses estudos, desenvolveu-se uma oficina de leitura literária, a fim de verificar de que forma essa adaptação pode auxiliar no entendimento do multiperspectivismo presente nessa narrativa de Graciliano, averiguando se essa adaptação pode ser tida enquanto um elemento facilitador nesse processo de entendimento das especificidades do texto literário.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1633
Collections
  • Linguística, Letras e Artes

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV