• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Linguística, Letras e Artes
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Linguística, Letras e Artes
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Literatura e quadrinhos: a adaptação do romance Vidas secas em quadrinhos como ferramenta para a formação do leitor literário em sala de aula

Thumbnail
View/Open
Lucas Ferreira de Oliveira - TCC (1.817Mb)
Date
2021
Author
Oliveira, Lucas Ferreira de
Metadata
Show full item record
Abstract
O ensino de literatura no Brasil, principalmente no Ensino Médio, vem apresentando dificuldades em garantir a formação literária de seus alunos. Isso pode estar associado a práticas conteudistas que desconsideram as vivências e experiências do alunado escolar. Conforme destaca Patrícia Pina (2014), uma das soluções encontradas por alguns professores é a utilização de adaptações literárias em quadrinhos, a fim de aproximar o texto literário dos contextos desses estudantes. Diante desse cenário, este trabalho buscará entender de que forma o uso dessas adaptações literárias pode contribuir no ensino de questões próprias do campo literário, em especial o foco narrativo, auxiliando o professor a trabalhar com o texto literário em sala de aula. Para tal, realizou-se a análise do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, e de sua respectiva adaptação em quadrinhos, escrita por Arnaldo Branco e Guazzelli, utilizando-se das teorias de Henry James (2003), Jean Pouillon (1974) e Scott McCloud (2005; 2008) Partindo desses estudos, desenvolveu-se uma oficina de leitura literária, a fim de verificar de que forma essa adaptação pode auxiliar no entendimento do multiperspectivismo presente nessa narrativa de Graciliano, averiguando se essa adaptação pode ser tida enquanto um elemento facilitador nesse processo de entendimento das especificidades do texto literário.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1633
Collections
  • Linguística, Letras e Artes

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV