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dc.date.accessioned2025-10-09T15:18:06Z
dc.date.available2025-10-09T15:18:06Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1623
dc.description.abstractDuque de Caxias, mesmo diante da constante ênfase acerca de seus aspectos negativos, dada pela mídia e absorvida pelo senso comum, vem se mostrando como uma das regiões mais férteis no âmbito da cultura, pois em seu território afloram a cada dia iniciativas que por meio da arte, especificamente da cultura Hip-Hop, impulsionam a auto representação dos sujeitos, e possibilitam o fortalecimento do vínculo da população com o seu lugar de origem. Este trabalho por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa netnográfica e entrevistas, se propõe a analisar de que forma as rodas culturais contribuem para que a cidadania ocorra para jovens periféricos antes e durante a pandemia, para além disso, aponta como produtoras culturais dos coletivos das rodas fomentam ações para driblar a falta de equipamento destinados às práticas culturais, a frágil gestão pública na região. Fortalecendo a noção de cultura como um direito.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectDuque de Caxiaspt_BR
dc.subjectHip - Hoppt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectRoda Culturalpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleAs Rodas Culturais antes e durante a Pandemia: Como instrumento de negociação da cidadania para jovens periféricos em Duque de Caxiaspt_BR
dc.contributor.authorSantos, Natália Alves dos
dc.typeTCCpt_BR


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