Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-10-09T15:14:23Z
dc.date.available2025-10-09T15:14:23Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1621
dc.description.abstractEste Memorial Descritivo apresenta o processo de elaboração e aplicação de um plano de aula, pautado em uma linguagem de afeto e antirracista, desenvolvida no Colégio Danielle Mattos, na turma do 3º ano do ensino médio, no bairro Rio das Pedras na zona oeste do Rio de Janeiro, no ano de 2020. O projeto sugere novas possibilidades de troca de discurso, por meio da arte, sendo ela representada pela música, pelo teatro, literatura, cinema e a escrita. Sendo o afeto e a empatia utilizados para a construção dessa narrativa. Uma das questões que esse projeto investigou está relacionada aos caminhos necessários para construir identidade. Como ensinar a desenvolver nossas subjetividades ainda no percurso da vida escolar? E, seguindo esse pensamento, onde podemos encontrar ferramentas educacionais para abordar uma educação anti­racista, em uma sociedade escravocrata? Objetivou-­se como produto um material totalmente produzido pelos alunos, mediante as provocações dadas em aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjecteducação anti­rracistapt_BR
dc.subjectafetospt_BR
dc.subjectidentidadept_BR
dc.subjectalunospt_BR
dc.titleMemorial Descritivo: Plano de aula afetivo e antirracista para alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Danielle Mattos no bairro Rio das Pedras, Rio de Janeiropt_BR
dc.contributor.authorBatista, Marcella Gomes
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples