O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de biologia com base na perspectiva de alunos com deficiência auditiva no município de Volta Redonda
Abstract
RESUMO
A educação inclusiva de alunos surdos é um processo que busca proporcionar oportunidades educacionais equitativas e acessíveis a todos, independentemente de suas habilidades auditivas. O objetivo principal é integrar os alunos surdos em ambientes educacionais regulares, promovendo a diversidade e a igualdade. Porém, alcançar o nível ideal de inclusão desses alunos não é uma tarefa simples, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a segunda língua oficial do Brasil e ainda assim não é uma disciplina obrigatória nas escolas e instituições de ensino e devido a isto a maioria dos brasileiros e profissionais da educação não sabem se comunicar por LIBRAS. Todos esses fatores influenciam nos métodos de ensino e aprendizagem no ambiente escolar e trazem dificuldades para os alunos aprenderem e desafios para os professores ao ensinar. Dentro da disciplina de Biologia não é diferente, os desafios são grandes, visto que é uma matéria de muitos termos técnicos, científicos e especificidades. Pensando nisto, no presente trabalho foi desenvolvida uma pesquisa para averiguar as técnicas de ensino e aprendizagem com alunos surdos ou com algum nível de deficiência auditiva e as dificuldades que esses alunos enfrentam no ambiente escolar e dentro da disciplina de Biologia no ensino médio e/ou Ciências Naturais no ensino fundamental. Foi realizado um questionário com perguntas direcionadas para os próprios alunos responderem com base em suas vivências pessoais. Foi investigada a implementação da educação inclusiva para alunos surdos, examinando os desafios enfrentados e as estratégias adotadas para promover uma participação efetiva desses alunos. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, com o intuito de compreender o cenário atual, identificar boas práticas e as principais dificuldades dos alunos referente ao ensino e aprendizagem de Biologia e/ou Ciências Naturais. Os desafios identificados incluíram barreiras comunicativas, a falta de formação adequada para professores, adaptações curriculares insuficientes e a necessidade de sensibilização na comunidade escolar. A barreira linguística foi destacada como um ponto crítico, enfatizando a importância da utilização de línguas de sinais e estratégias visuais no processo de ensino e aprendizagem. No total, 24 alunos responderam ao questionário e além de relatarem suas experiências com a disciplina de Biologia e outras no geral, eles relataram também as principais dificuldades que enfrentam no ambiente escolar.