Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-10-09T15:12:57Z
dc.date.available2025-10-09T15:12:57Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1614
dc.description.abstractApós a libertação de seus invasores e a divisão da península coreana em dois pólos, a Coréia do Sul tem se posicionado estrategicamente em escala global no que diz respeito às relações internacionais e à economia. Utilizando artifícios como o soft power - poder de persuasão cultural -, a diplomacia cultural, e a Hallyu (Onda Coreana - termo dado pelos chineses ao que engloba música, audiovisual, gastronomia, beleza e turismo para descrever que a cultura coreana está em todos os lugares), estes mecanismos se tornaram as principais ferramentas de potencialização e manutenção de poder, ao qual o país faz uso e se beneficia de resultados efetivos que o colocam em um bom posicionamento nas relações geopolíticas, trazendo maior visibilidade em esfera internacional. Sendo hoje a Hallyu uma vitrine e porta de entrada principal, chamando a atenção do mundo para si, promovendo o crescimento econômico e a expansão sul-coreana. É possível estudar a onda coreana como resultado positivo e efetivo de investimento econômico nacional, como a diplomacia sul-coreana utiliza a cultura como ferramenta político-econômica nas suas relações internacionais desenvolvendo um fenômeno poderoso e, mais especificamente, o seu maior exemplo de êxito nos anos atuais, denominado “Efeito BTS”, por efetivamente através de um único grupo do gênero K-Pop (música popular coreana), o grupo musical BTS, ser capaz não só de impactar o crescimento econômico e promover o turismo, mas também de se relacionar diplomaticamente com o resto do mundo, incluindo o grupo como parte fundamental de ressignificação de imagem do país na sua empreitada de expansão em todos os aspectos possíveis. Assim, a partir dos conceitos de diplomacia cultural, e de soft power (introduzido pelo cientista político Joseph Nye), pode-se estudar como o “Efeito BTS” (produto do K-Pop e da Hallyu) oferece meios para a Coréia do Sul exercer poder e se posicionar estrategicamente nas relações internacionais contemporâneas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectIndústria Culturalpt_BR
dc.subjectEfeito BTSpt_BR
dc.subjectHallyupt_BR
dc.subjectSoft Powerpt_BR
dc.subjectDiplomacia Culturalpt_BR
dc.titleEfeito BTS: Uma investigação sobre a Hallyu e a indústria cultural coreanapt_BR
dc.contributor.authorLima, Daniela Priscila Ribeiro de
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples