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dc.contributor.advisorMoreira, Maria Cristina do Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2025-10-08T17:47:21Zpt_BR
dc.date.available2025-10-08T17:47:21Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationWERNEK, Stefannie Dusek de Novaes. O ensino de ciências e matemática a partir de questões sociocientíficas: temáticas e estratégias didáticas nas séries finais do ensino fundamental. Orientação: Maria Cristina do Amaral Moreira. 2022. 103 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1598pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou como principal objetivo possibilitar, por meio das QSC, o ensino de matemática, em uma perspectiva realista, na relação com ciências, identificadas a partir das vivências dos alunos. Foram promovidas atividades pela professora e pesquisadora, a partir do que são questões sociocientíficas na interseção com conhecimentos da matemática, ciências (saúde, biologia, etc.). Para o desenvolvimento do estudo, trabalhamos com referencial da perspectiva da matemática realista, e outros pesquisadores para discussão teórica das questões sociocientíficas. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual localizada, no município de São João de Meriti, do Rio de Janeiro, e contou com a participação de alunos do nono ano do ensino fundamental e de professores da escola básica. Em relação aos alunos, a pesquisa utilizou narrativas e a participação direta do conteúdo do produto, por meio de oficina e formulários. A análise das narrativas, protocolo 1 desta pesquisa, se deu pela análise da argumentação. Para chegar às questões sociocientíficas relevantes procuramos identificar, das vivências deles, questões que incluíssem o ensino interdisciplinar em busca de uma alfabetização científica e tecnológica. Para os demais protocolos, utilizouse a análise do conteúdo. Em relação aos docentes, durante a pandemia da Covid-19 foi realizada uma oficina de forma remota, uma vez que o produto passou a ser pensado para eles. Os resultados apontaram temas sociocientíficos trazidos pelos discentes em três principais dimensões sociais que sobressaíram nas narrativas, são eles: Segurança, Meio Ambiente e Convívio Social. Em relação aos docentes identificamos poucos exemplos de uso de temas sociocientíficos em sua prática docente. As atividades pensadas para o produto educacional são de cunho interdisciplinar e relacionam a matemática e ciências promovendo uma Alfabetização Científica e Tecnológica. O produto educacional gerado apresenta-se como uma Revista DigitalMa[temática] Cons[ciências] em Contexto, direcionada aos docentes, com o objetivo de mostrar as atividades realizadas neste estudo e levantar possibilidades de se trabalhar as questões sociocientíficas no ensino de ciências e de matemática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectCiências (Ensino Fundamental)pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino Fundamental)pt_BR
dc.subjectEducação - Interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.titleO ensino de ciências e matemática a partir de questões sociocientíficas: temáticas e estratégias didáticas nas séries finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.contributor.authorWernek, Stefannie Dusek de Novaespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR


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