• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O ensino de ciências e matemática a partir de questões sociocientíficas: temáticas e estratégias didáticas nas séries finais do ensino fundamental.

Thumbnail
View/Open
Stefannie Dusek de Novaes Wernek - Dissertação (4.195Mb)
Date
2022
Author
Wernek, Stefannie Dusek de Novaes
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa buscou como principal objetivo possibilitar, por meio das QSC, o ensino de matemática, em uma perspectiva realista, na relação com ciências, identificadas a partir das vivências dos alunos. Foram promovidas atividades pela professora e pesquisadora, a partir do que são questões sociocientíficas na interseção com conhecimentos da matemática, ciências (saúde, biologia, etc.). Para o desenvolvimento do estudo, trabalhamos com referencial da perspectiva da matemática realista, e outros pesquisadores para discussão teórica das questões sociocientíficas. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual localizada, no município de São João de Meriti, do Rio de Janeiro, e contou com a participação de alunos do nono ano do ensino fundamental e de professores da escola básica. Em relação aos alunos, a pesquisa utilizou narrativas e a participação direta do conteúdo do produto, por meio de oficina e formulários. A análise das narrativas, protocolo 1 desta pesquisa, se deu pela análise da argumentação. Para chegar às questões sociocientíficas relevantes procuramos identificar, das vivências deles, questões que incluíssem o ensino interdisciplinar em busca de uma alfabetização científica e tecnológica. Para os demais protocolos, utilizouse a análise do conteúdo. Em relação aos docentes, durante a pandemia da Covid-19 foi realizada uma oficina de forma remota, uma vez que o produto passou a ser pensado para eles. Os resultados apontaram temas sociocientíficos trazidos pelos discentes em três principais dimensões sociais que sobressaíram nas narrativas, são eles: Segurança, Meio Ambiente e Convívio Social. Em relação aos docentes identificamos poucos exemplos de uso de temas sociocientíficos em sua prática docente. As atividades pensadas para o produto educacional são de cunho interdisciplinar e relacionam a matemática e ciências promovendo uma Alfabetização Científica e Tecnológica. O produto educacional gerado apresenta-se como uma Revista DigitalMa[temática] Cons[ciências] em Contexto, direcionada aos docentes, com o objetivo de mostrar as atividades realizadas neste estudo e levantar possibilidades de se trabalhar as questões sociocientíficas no ensino de ciências e de matemática.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1598
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV