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dc.contributor.advisorMoreira, Maria Cristina do Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2025-10-07T22:34:36Zpt_BR
dc.date.available2025-10-07T22:34:36Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Adriana Maria de Oliveira Rodrigues. O ensino de ciências por meio de questões sociocientíficas e literatura na educação infantil. Orientação: Maria Cristina do Amaral Moreira. 2022. 75 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1596pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como foco o primeiro segmento da Educação Básica, a saber, a Educação Infantil. Utilizamos a literatura como ponto de partida para o desenvolvimento da pesquisa. Além da literatura, consideramos que uma das dimensões dessa pesquisa vem do direcionamento dos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular, que por sua composição, abarcam objetivos transversais sociais com vieses científicos, aproxima-se de questões sociocientíficas com impacto na vida das crianças deste nível escolar. Nesta pesquisa a realidade que envolve as crianças de Educação Infantil e os docentes que nela atuam. O contato das crianças com o ensino de ciências na creche/pré-escola possibilita o desenvolvimento e ampliação do conhecimento nos variados campos de experiências. O desenvolvimento e a apropriação do conhecimento por parte das crianças é um aspecto de suma importância dentro do processo de ensino e aprendizagem. Para essa compreensão nos pautamos na corrente da psicologia de Lev Vygotsky, chamada Psicologia Histórico Cultural. Autores, tais como Emília Ferreiro, Fábio Pérez e Isabel Martins colaboram como referenciais. A pesquisa aponta para o percurso da interdisciplinaridade com as questões sociocientíficas no ensino de ciências, de forma a levar as crianças a elaborarem soluções e possibilidades de encaminhamentos para determinada questão sociocientífica, de acordo com suas experiências e realidades, e dos conhecimentos que os campos de experiências propõem a serem desenvolvidos. Trata-se de pesquisa qualitativa por utilizar dados que foram coletados na interação do pesquisador com os sujeitos da pesquisa. Esta forma de pesquisa leva em conta os acontecimentos e as percepções do observador in loco. Diante do que foi analisado e constatado nota-se que o docente dessa faixa etária, ao trabalhar com as questões sociocientíficas, de forma interdisciplinar, aponta que esse pode ser um caminho que leve a criança a se aproximar da ciência. Como produto educacional para a pesquisa, foi confeccionado um minicurso composto por vídeos. Minicurso direcionado aos docentes não só da Educação Infantil, mas de diferentes segmentos e construído para ajudá-los na formação permanente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação - Interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO ensino de ciências por meio de questões sociocientíficas e literatura na educação infantil.pt_BR
dc.contributor.authorMelo, Adriana Maria de Oliveira Rodriguespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR


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