Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJesus, Vitor Luiz Bastos dept_BR
dc.date.accessioned2025-10-07T21:49:53Zpt_BR
dc.date.available2025-10-07T21:49:53Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationPAULA, Anderson Gomes de. A videoanálise como uma alternativa na experimentação em eletromagnetismo para a educação a distância em cursos de física. Orientação: Vitor Luiz Bastos de Jesus. 2022. 78 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1594pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma proposta de implementação e a análise, para uma abordagem alternativa às atividades experimentais obrigatórias, que tratam de eletromagnetismo, no ensino a distância de um consórcio de universidades para formação de Licenciados em Física. As aulas baseiam-se na videoanálise de três experimentos de eletromagnetismo, a indução eletromagnética, a carga e descarga de capacitores, e o freio magnético. Todos os experimentos estão disponíveis por meio de links, tendo sido filmados e analisados, com a utilização do software livre Tracker. Estes, são elaborados sob a proposta metodológica da Sala de Aula Invertida, sendo o resultado de pesquisa associada experiência docente de 15 anos, no ensino a distância, compõe um produto educacional com três instrucionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA videoanálise como uma alternativa na experimentação em eletromagnetismo para a educação a distância em cursos de física.pt_BR
dc.contributor.authorPaula, Anderson Gomes dept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples