| dc.contributor.advisor | Jesus, Vitor Luiz Bastos de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-07T21:49:53Z | pt_BR |
| dc.date.available | 2025-10-07T21:49:53Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | PAULA, Anderson Gomes de. A videoanálise como uma alternativa na experimentação em eletromagnetismo para a educação a distância em cursos de física. Orientação: Vitor Luiz Bastos de Jesus. 2022. 78 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1594 | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma proposta de implementação e a análise, para
uma abordagem alternativa às atividades experimentais obrigatórias, que tratam de
eletromagnetismo, no ensino a distância de um consórcio de universidades para formação
de Licenciados em Física. As aulas baseiam-se na videoanálise de três experimentos de
eletromagnetismo, a indução eletromagnética, a carga e descarga de capacitores, e o freio
magnético. Todos os experimentos estão disponíveis por meio de links, tendo sido
filmados e analisados, com a utilização do software livre Tracker. Estes, são elaborados
sob a proposta metodológica da Sala de Aula Invertida, sendo o resultado de pesquisa
associada experiência docente de 15 anos, no ensino a distância, compõe um produto
educacional com três instrucionais. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
| dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
| dc.subject | Eletromagnetismo | pt_BR |
| dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
| dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.title | A videoanálise como uma alternativa na experimentação em eletromagnetismo para a educação a distância em cursos de física. | pt_BR |
| dc.contributor.author | Paula, Anderson Gomes de | pt_BR |
| dc.type | dissertação | pt_BR |