• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O emprego do ensino híbrido no estudo de genética mendeliana em uma turma de primeiro ano do ensino médio.

Thumbnail
View/Open
Leonardo Alves Barbosa - Dissertação (1.000Mb)
Date
2022
Author
Barbosa, Leonardo Alves
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa teve por objetivo demonstrar a singularidade pedagógica do ensino híbrido, considerando-se as conotações teórico-conceituais e as práticas desse método de ensino, na disciplina de Genética em uma turma de primeiro ano do ensino médio. O projeto desenvolveuse em uma unidade escolar privada de Educação Básica, da cidade de Belford Roxo, Baixada Fluminense. Nesse sentido e, pelo fato da escola se encontrar numa região fluminense com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do Estado do Rio de Janeiro, o trabalho possui um viés social ao aproximar os conceitos de genética com situações do cotidiano, em uma região carente da difusão e reflexão do conhecimento científico estruturado e compartilhado como um bem social. A pesquisa se desenvolve com uma professora colaboradora, em uma turma de primeiro ano do ensino médio com 29 alunos com idade entre 1 3 e 15 anos. Para o desdobramento da pesquisa, a metodologia adotada será de abordagem qualitativa e de observação participante. A escolha da escola deve-se ao fato da mesma ser local de trabalho do pesquisador participante e por ser o ambiente que despertou a <inquietação= acerca das dificuldades em ensinar genética no ensino médio. Os resultados obtidos demonstram que estapesquisa, com a inserção do ensino híbrido, proporcionara aos alunos umaaprendizagem mais ativa dos conteúdos de genética abordados, bem como favoreceu a ampliação do conhecimento dos recursos didáticos além de proporcionar o desenvolvimento de novasestratégias de ensino-aprendizagem neste assunto.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1591
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV