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dc.contributor.advisorMaia, Eline Deccachept_BR
dc.date.accessioned2025-10-03T22:18:23Zpt_BR
dc.date.available2025-10-03T22:18:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Luiz Felipe Santoro. Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica. Orientação: Eline Deccache Maia. 300 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1588pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa é fruto da experiência docente de um professor que atua há mais de nove anos no magistério e que, revendo sua prática, vem pensando em possibilidades de alavancar o interesse por parte dos alunos no ensino de ciências por meio de materiais de divulgação científica e dos instrumentos tecnológicos, fundamentado na divulgação científica, ensino de ciências e tecnologias digitais de informação e comunicação. Dessa maneira, intencionamos avaliar os impactos e a pertinência do podcast Ciência em Pingos no ensino, produto educacional desta tese, elaborado com o objetivo de levar informações de temas científicos usando linguagem interessante e atraente para alunos, professores e o público em geral, no estilo do que se faz na divulgação científica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativo com vistas a mensurar o impacto do podcast elaborado. Nessa perspectiva, o trabalho tem caráter exploratório, apoiado na pesquisa do tipo bibliográfica. Seus sujeitos centrais foram professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), assim como professores em formação do curso de Licenciatura em Química da UERJ e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferecido pelo consórcio Centro Superior de Educação a Distância (CEDERJ). Para a coleta de dados, utilizou-se a técnica da triangulação, por meio de entrevistas não estruturadas com os professores universitários e questionário com professores em formação. Incluímos também, como sujeitos secundários, estudantes do Ensino Médio Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), para analisarem a receptividade, potencialidades e limitações quanto ao uso dos podcast nas aulas por meio da observação do professor responsável pela turma. Devido aos resultados alcançados, elaborou-se também um segundo produto educacional, o e-book <Por que ainda não fiz um podcast? Um guia descomplicado=, para auxiliar professores, professores em formação e o público geral, a fim de torná-lo um suporte que auxilie na produção de seus podcasts de maneira simples e rápida. Ambos os produtos passaram pela etapa de pré-produção, produção e pós-produção e foram validados por pareceristas e avaliados pelos sujeitos da pesquisa em diferentes instâncias. O Ciência em pingos encontra-se nos principais agregadores de podcasts e o e-book disponibilizado na plataforma ResearchGate. Como resultado, o podcast se mostra como um recurso educacional promissor e com grande potencial no ensino de ciências, sendo um material de divulgação científica que consegue atrair os estudantes e professores, e que contribui significativamente para alfabetização científica no ensino de ciências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPodcast - Tesespt_BR
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleCiência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científicapt_BR
dc.contributor.authorDantas, Luiz Felipe Santoropt_BR
dc.typeTesept_BR


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